Alunas da Etec Guaracy criaram projeto para produção de móveis com resíduos industriais

Dentre os principais produtos da startup estão pufes artesanais feitos de papelão, espuma e manta acrílica.

qui, 18/10/2018 - 12h31 | Do Portal do Governo

Quatro estudantes da Etec Guaracy Silveira, do curso técnico de Design de Móveis, criaram o Studio Lobo Guará, uma startup que produz móveis e produtos de decoração a partir da reutilização de resíduos da indústria moveleira.

A ideia do projeto surgiu devido a um desafio chamado Mobiliza Breton, onde o intuito é despertar os alunos para que pensem em formas criativas, sustentáveis e empreendedoras para dar novo destino a matérias-primas utilizadas na produção de móveis e embalagens da empresa.

O coordenador do curso, Luiz Lima, afirma que o Desperdício de materiais e redução de resíduos industriais deixaram de ser percebidos como questões exclusivamente ambientais para serem mais competitivas nos mercados nos quais atuam, pois empresas têm dado cada vez mais importância a alternativas que reduzam o custo de produção e ao perfil do consumidor consciente, que prefere produtos e marcas que se mostrem responsáveis social e ambientalmente.

Dentre os principais produtos da startup desenvolvida por Camila Alves, Karoline Barsante, Lais Nagaki e Sthefany Rodrigues, estão, pufes artesanais feitos de papelão, espuma e manta acrílica.

Vencedor da competição, o Studio Lobo Guará vai receber aporte de R$ 26 mil, um ano de fornecimento de material, seis meses de assessoria jurídica e contratos com empresas de pré-aceleração e aceleração de negócios.