Alunas da Etec de Caieiras resgatam matemática suméria em vídeo para festival

Proposta concorre a prêmio no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com votação popular pelo YouTube

sex, 21/08/2020 - 12h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS
Giovanna e Dandara produziram vídeo com a proposta de estimular aprendizado de matemática de forma lúdica

O antigo povo nômade sumério, que se estabeleceu na Mesopotâmia é precursor das ciências matemáticas, astrológicas e sociais, desenvolveu um sistema de soma sexagesimal, baseado no número 60, e que teve importância fundamental para a criação dos algarismos como são conhecidos atualmente. Com ele, é possível utilizar as mãos para contar até 60.

Milhares de anos depois, os sumérios foram tema de um vídeo elaborado por duas estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Paulo do Carmo Monteiro, de Caieiras, que está concorrendo ao prêmio do júri popular no 4º Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Idealizado pelas alunas Dandara Roberta Souza Silva e Giovanna da Silva Dionísio, do 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) de Administração, o vídeo A Criação dos Números tem cerca de cinco minutos de duração e está disponível no canal do festival no YouTube. A escolha dos vencedores será feita pelo maior número de likes entre os internautas. A votação pode ser feita até a próxima terça-feira (25).

“A proposta do vídeo é mostrar a importância das mãos para fazer cálculos e como o método ajudou a criar símbolos para representar os resultados, além de explorar a curiosidade de como os antigos contavam até 60 utilizando somente 10 dedos. É uma forma lúdica e dinâmica para estimular o aprendizado da matemática”, afirma Dandara.

Os vencedores do festival serão anunciados durante uma cerimônia online entre os dias 27 e 28 de agosto. Os interessados podem obter mais informações sobre o evento pela internet.