Alunas da Etec de Bauru estão na final da competição Inova Jovem, da Unicamp

Estudantes se classificaram com projeto EcologyCamp, que prevê a fabricação de móveis a partir da reutilização de pneus

sex, 23/10/2020 - 10h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Centro Paula Souza
A partir da esquerda: Ana Beatriz Vallim, Caroline Zambonato, Claudia Amantini e Isabelli Alves, autoras do EcologyCamp

Quatro alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Rodrigues de Abreu, localizada em Bauru, estão na final da Inova Jovem. Criada em 2014 pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição tem o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira para estudantes dos Ensinos Médio e Técnico.

Pela primeira vez, a disputa ocorre em ambiente virtual por causa da pandemia de COVID-19 e será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom nesta sexta-feira (23), às 15h. Para assistir gratuitamente e participar da eleição do melhor projeto, é necessário se inscrever pela internet.

Modelos de negócio

Com o foco no desenvolvimento de modelos de negócio que se sustentem financeiramente e ao mesmo tempo produzam benefícios para a sociedade, a Inova Jovem propõe a criação de projetos baseados em um dos cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Educação de Qualidade, Energia Limpa e Acessível, Saúde e Bem-Estar.

Alunas do curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio da Etec de Bauru, Ana Beatriz Vallim, Caroline Zambonato, Claudia Amantini e Isabelli Alves se classificaram com o EcologyCamp, que prevê a fabricação de móveis a partir da reutilização de pneus.

“Como a maior parte desse material é descartada de forma inadequada, entendemos que o empreendimento pode ajudar a preservar o meio ambiente”, avalia Ana Beatriz. As estudantes receberam o apoio de duas professoras do curso, Roberta Padoan e Silvia Marangoni.

A Inova Jovem, que já capacitou mais de 2,1 mil alunos até 2019, recebeu neste ano a inscrição de 519 alunos divididos em 136 equipes de 59 escolas espalhadas por nove estados brasileiros mais o Distrito Federal. Apenas seis estão na final desta sexta-feira. Cada integrante do grupo vencedor leva R$ 1 mil e certificado.