Alunas da escola CPTM/Senai ganham o VII Prêmio Alstom de Tecnologia Metroferroviária

Além da primeira colocação, a CPTM também recebeu uma menção honrosa

qua, 10/11/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez três alunas do Centro de Formação Profissional (CFP) Engenheiro James C. Stewart CPTM/Senai vencem o Prêmio Alstom de Tecnologia Metroferroviária. Em sua sétima edição, a cerimônia de premiação foi realizada na abertura da 13ª Feira Negócios nos Trilhos 2010, na terça-feira, 9, Expo Center Norte.

Stephani Barbosa Rickmann, 19 anos, recebeu das mãos do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, o troféu pelo projeto Easy Glass , desenvolvido como trabalho de conclusão do Curso Técnico em Sistemas Mecânicos de Transportes sobre Trilhos, em conjunto com as alunas-aprendizes Mariana Ferreira e Lorine Melo. Todas se formaram em junho deste ano e já estão empregadas.

O projeto abrange a criação de um equipamento para facilitar a manutenção e troca dos para-brisas dos trens novos da CPTM da série 7000, fabricados pela CAF. As alunas construíram um protótipo, que consiste em dispositivo automático composto por uma talha e um aparato com ventosas, utilizado para a retirada dos para-brisas desse trem, que são de grande porte, pelo método de sucção. Essa tarefa hoje é feita manualmente. O trabalho concluiu que o investimento necessário para o projeto e construção do protótipo é de cerca de R$ 15 mil, o equivalente ao preço de apenas um para-brisa novo.

“Fiquei muito gratificada. Espero que a premiação possa trazer muitas melhorias e incentive outros projetos”, disse a aluna, que também ressaltou a sólida formação que recebeu. “A escola da CPTM e Senai é excelente e tem uma boa estrutura, como a estação didática. O curso tem consistência, pois consegue mostrar, na prática, como funciona a ferrovia, além ter termos acesso a várias áreas da companhia”, acrescentou.

De acordo com Wilson Bizerra Sanches, diretor do CFP James C. Stewart, o prêmio foi uma “bela surpresa” para a CPTM, uma das raras empresas no Brasil que forma mão de obra específica para o setor metro-ferroviário. “Temos participado de todas as edições, sempre com trabalhos selecionados ente os melhores, e agora fomos coroados com esse troféu conquistado pelas nossas ex-alunas. Isso é fruto da equipe que está empenhada em cada vez mais melhorar a qualificação dos profissionais formados pela nossa instituição”.

Além da primeira colocação, a CPTM também recebeu uma menção honrosa. O eng° Otávio Ferreira de Almeida, da área de manutenção, foi reconhecido entre os melhores pelo trabalho “Análise de Falhas – Subestação de Tração Metro-ferroviária”. O estudo procurou mostrar a importância de se fazer análise de falhas em um sistema de subestação de tração metro-ferroviário. Também ensina como organizar o acompanhamento e controle, os fundamentos principais, a estratificação das falhas e as ações necessárias para elevar o MTBF (tempo médio entre falhas).

Manutenção dos investimentos

Representando a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda participou da abertura da 13ª Feira Negócios nos Trilhos 2010, promovida pela Revista Ferroviária e considerada a maior do setor.

Na ocasião, Avelleda falou sobre o momento de otimismo do setor metro-ferroviário, mas frisou a necessidade da manutenção dos investimentos do setor público para mitigar os gargalos de infraestrutura e mobilidade urbanas. “É necessário sustentar o ritmo de investimentos que estamos fazendo por meio do Plano de Expansão, com obras em todas as linhas, novos trens e estações sendo entregues. Toda a sociedade precisa continuar mobilizada para que sejam mantidos esses investimentos”.

Da CPTM