Alto Tietê terá novo sistema de transporte metropolitano

Governador Alckmin autorizou o projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que liga as cidades da região

qui, 13/02/2014 - 13h49 | Do Portal do Governo

Os habitantes do Alto Tietê contarão com um novo sistema de transporte metropolitano que vai interligar as cidades da região. O BRT Metropolitano foi autorizado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 13. Serão feitos os projetos básico, executivo e ambiental para o modal que vai ligar os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Vamos fazer um dos corredores de ônibus mais importantes de São Paulo”, destacou Alckmin. “São R$ 336 milhões investidos e quase 21km de corredor”, detalhou. O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte estruturador que se integra com outros modais de transporte, como as linhas municipais metropolitanas e os trens da CPTM (Linhas 11 e 12). Além disto, valoriza o entorno com a criação de espaços urbanos e ciclovia bidirecional.

photonews

O sistema contará com 20,9 km de faixas exclusivas para ônibus, espaço para ultrapassagem, regularidade na frequência das linhas e controle eletrônico de operação. Estima-se que sejam atendidos 47 mil passageiros por dia, que serão transportados com uma frota prevista de 67 ônibus. “Terão estações novas, ônibus novos e articulados. É tudo para garantir o conforto e a qualidade”, afirmou Alckmin.

Os veículos são modernos, menos poluentes e possuem portas largas que facilitam o embarque e desembarque, além de ar condicionado, bancos estofados, sistema WiFi e monitoramento por câmeras e GPS.

Atualmente, a população do Alto Tietê faz este percurso em 70 minutos. Com o novo sistema, diminuirá para 50 minutos. “As pessoas vão reduzir em 30% o tempo de viagem”, detalhou o governador. A previsão é que o projeto seja concluído em dezembro deste ano.

Do Portal do Governo do Estado