Alta Mogiana premia produtores de café de qualidade

Durante evento, na sexta-feira, 28, Secretário da Agricultura e Abastecimento falará das ações da pasta relacionadas à cafeicultura

qui, 27/09/2007 - 22h15 | Do Portal do Governo

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC) promove, nesta sexta-feira (28/9), o 5º Concurso de Qualidade do produto na região. O Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, estará presente para falar das ações da pasta relacionadas à cafeicultura.

O vice-presidente da AMSC, Milton Cerqueira Pucci, explica que serão distribuídos R$ 43 mil em prêmios para os cinco primeiros colocados na produção de café natural, que tem 82 concorrentes, e de café cereja descascado, com 12 participantes. “São amostras de 15 municípios da região de Franca. Os campeões das duas categorias participarão do campeonato estadual, em outubro”, disse.

Cerca de 90% da produção de café da região é exportado. Os principais clientes são o Japão, a Alemanha e a Itália. “É uma região diferenciada, conhecida nacional e internacionalmente como de cafés de qualidade. Os diferenciais são nosso clima, altitude e o regime de chuvas”, afirmou Pucci, apesar de a seca recente ter prejudicado a produção neste ano, que normalmente já seria de baixa.

O café no Estado

Os concursos realizados no âmbito das diversas regiões fazem parte de uma das ações do Governo do Estado, em parceria com o setor produtivo: a Campanha Sabor da Colheita. Qualidade e agregação de valor ao produto são as metas.

Durante todo o período de colheita no Estado, a Secretaria realiza palestras técnicas sobre manejo, armazenamento e secagem do grão. Os cafeicultores também recebem assistência e orientação dos técnicos da Secretaria, de cooperativas e sindicatos.

Os concursos regionais de qualidade estão na sua sexta edição. Em outubro, será feito o 6ª Concurso Estadual dos Melhores Cafés e, na seqüência, a quinta edição especial dos melhores cafés de São Paulo, safra 2007.

O Estado também instituiu o programa Selo de Qualidade Produto de São Paulo e oferece linhas de financiamento para a qualidade dentro do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

Área e produção

Dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura, indicam que a região de Franca produziu 1,3 milhão de sacas de 60 quilos em 2006, em área de 42,7 mil hectares. No Estado, foram 4,7 milhões de sacas em 218 mil hectares.

Levantamento de junho realizado pelo IEA sobre as perspectivas de safra para o café aponta que o produto apresenta área 2% menor em relação à safra passada, ocupando 229,7mil hectares. Na produção, devido à bianualidade da cultura, a queda deve ficar em 29%, com 201 mil toneladas a serem colhidas.

Reunindo as indústrias líderes do setor de torrefação, o Estado de São Paulo responde por 43% da produção nacional do produto torrado e moído. O Estado é o segundo maior produtor de café arábica e terceiro no ranking nacional do robusta. As maiores regiões produtoras são Franca, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Piraju e Tejupá (região de Ourinhos).

SERVIÇO:

5º Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana

Data: 28/9

Horário: a partir das 20 horas

Local: Centro Comercial Morada do Verde – rodovia Rio Negro e Solimões, 2.500, Franca/SP

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)