“Almanaque Educação” reflete os efeitos do consumo na vida de crianças e adolescentes

Programa vai ao ar nesta terça-feira, 09, às 19h30 na TV Cultura

seg, 08/09/2008 - 18h21 | Do Portal do Governo

Quais os efeitos do consumismo infanto-juvenil? Como proteger as crianças de campanhas publicitárias tão incisivas? Quais os problemas que o consumo causa na sala de aula de uma escola? Essas e outras perguntas são temas de reflexão da divertida Trupe do programa Almanaque Educação, que vai ao ar nesta terça-feira, 09, às 19h30, pela TV Cultura.

A atração discute o tema Consumo e procura descobrir como devemos atuar diante do forte consumismo infanto-juvenil.  Por meio de uma grande reportagem, o Almanaque Educação mostra um contraste na forma de consumir e brincar das crianças. De um lado, um grupo de meninos que adoram videogames e, conseqüentemente, consomem muitos jogos; e do outro, uma menina que constrói seus próprios brinquedos a partir de material reciclado. O programa apresenta, ainda, informações curiosas sobre o tema, como a definição das palavras consumo e consumismo; um game que oferece diversos produtos para crianças; recordações de comerciais antigos que fizeram sucesso e jamais serão esquecidos; e um garoto que sonha em ser ator e recebe algumas dicas da consagrada atriz Ligia Cortez.

A Trupe que conduz o programa é formada pelos personagens Azeitona (Fabiano Geuli), Dorinha (Melissa Nascimento), Suspiro (Ju Colombo), Chumbinho (Paulo Henrique Jordão) e Guri (Márcia Oliveira).  A atração, uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, possui reapresentação no sábado, a partir das 11h30.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)