Aliança solidária viabiliza reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

Objetivo é reinaugurar o equipamento no menor prazo possível

ter, 22/03/2016 - 18h21 | Do Portal do Governo

Com a meta de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa, incendiado em dezembro do ano passado, o Governo de São Paulo, juntamente com a Fundação Roberto Marinho, iniciou a articulação com a iniciativa privada para a criação uma aliança solidária.

“O museu possuía seguro, mas é evidente que todo o restauro mais a modernização têm um valor maior que o seguro. Nossa palavra aqui é de busca de parceiros para que possamos recuperar esse acervo importante para a cidade de São Paulo e com significado para todos os países de língua portuguesa”, explicou o governador Geraldo Alckmin durante encontro com lideranças empresariais no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

No encontro, foram apresentados os desafios para a reconstrução e restauro das áreas afetadas pelo incêndio, contemplando atualizações da concepção curatorial, expográfica e do projeto de acessibilidade. “Além da recuperação de todo o espaço, nós fizemos um estudo de modernização da parte museológica e estamos trabalhando para buscar recursos via Lei Rouanet”, disse o governador.

A meta é que, ao longo dos próximos meses, outras empresas apoiem essa ação solidária, com o objetivo de reinaugurar o Museu no menor prazo possível.

Convênio e ações emergenciais
Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa.

Também estão em andamento as negociações com a seguradora do Museu para definir o valor final da indenização, assim como a adaptação do projeto, tomando como base o original desenvolvido pelo escritório do arquiteto Paulo Mendes da Rocha para o restauro anterior, finalizado em 2006.

Visando à atualização do projeto museológico, a pasta estadual fará um seminário nos próximos meses para reunir especialistas em torno do tema. 

Do Portal do Governo do Estado