Alerta: doenças isquêmicas do coração são principais causas de morte no Estado

Pacientes que estiverem com sintomas como dores ou pressão no peito e falta de ar devem procurar um médico imediatamente

dom, 29/09/2013 - 7h30 | Do Portal do Governo

Um levantamento inédito, feito pela Secretaria da Saúde e apresentado em maio deste ano, mostra que doenças isquêmicas do coração, dores ou desconfortos no peito – que ocorrem quando uma parte do coração não recebe sangue suficiente para bombear de maneira adequada – são as maiores causas de morte em todo o Estado. Foram registrados 27.692 casos em 2011, e aproximadamente 75 mortes por dia.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

LEIA TAMBÉM
Cartilha do HC ensina como uma alimentação equilibrada pode proteger o coração

As doenças isquêmicas do coração ocorrem por causa da formação de placas gordurosas nas artérias, diminuindo o fluxo de sangue que passa pelo coração. Existem dois tipos de isquemia: a crônica e a aguda. Na crônica, o paciente sente dores no peito com alguns períodos de intervalo. Já a aguda é considerada um infarto.

As principais causas das isquemias no coração são diabetes, hipertensão, colesterol alto e pessoas que tenham histórico de problemas cardíacos na família, principalmente pai e mãe. Outros fatores que podem contribuir são o avanço da idade e o sedentarismo.

Orientação médica

Os pacientes que estiverem com sintomas como dores ou pressão no peito e falta de ar devem procurar um médico imediatamente e nunca esperar a dor passar ou tomar algum medicamento sem orientação médica.

Do Portal do Governo do Estado