Alerta à população: Falsos fiscais do Procon tentam extorquir comerciantes

Confira os procedimentos do órgão, que trabalha sempre em equipe

seg, 13/03/2006 - 9h51 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, vem recebendo notícias acerca da ação de indivíduos que se fazem passar por fiscais, promovendo extorsões a comerciantes tanto da Capital quanto municípios da Grande São Paulo.

O Procon-SP não comercializa nenhum produto, sejam cartazes com número telefônico, talionários, ou outros.

Os fornecedores de produtos e serviços em geral devem estar atentos aos procedimentos que correspondem à ação dos agentes fiscais do Procon-SP:

  1.  As fiscalizações ocorrem para verificação do cumprimento às normas legais consumeiristas, motivadas ou não, por reclamações dos consumidores.
  2.  A atuação se dá sempre em equipe, mediante identificação especial;

Informamos que todos os técnicos do Procon-SP são concursados, possuem nível superior e recebem treinamento rigoroso para o trabalho.

O Procon-SP recomenda que se exija a identificação do fiscal e persistindo a dúvida ou, ainda, se a motivação apresentada não corresponder à atividade do local, entre em contato com a OUVIDORIA da instituição, no telefone (11) 3824-7169 e ainda, que a Delegacia de Polícia seja imediatamente acionada (190).

Assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça

J.C.