Além das linhas em obras, Metrô terá outras ampliações

Atualmente, quatro linhas estão em processo de licitação e contratação

sáb, 25/05/2013 - 8h18 | Do Portal do Governo

Com 4,6 milhões de passageiros transportados em 4.500 viagens por dia, o Metrô de São Paulo está passando pela maior transformação de sua história. Quatro linhas estão em obras ao mesmo tempo. Além destas, outras melhorias e ampliações serão realizadas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Estão em processo de licitação e contratação mais três obras: a Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), a extensão da Linha 2- Verde até a Rodovia Presidente Dutra e 18-Bronze (Tamanduateí-ABC).

Linha 2-Verde
A expansão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente à Dutra, terá 13,5 km de extensão e 12 estações. Com o prolongamento, a Linha 2 terá interligação com a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Penha, com a futura Linha 6-Laranja do Metrô (na estação Anália Franco) e também com mais três linhas da CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação Tiquatira. A demanda prevista para toda a Linha 2-Verde chegará a 1,7 milhão de passageiros/dia, incluindo a atual demanda do trecho existente (Vila Madalena-Vila Prudente).

Linha 6-Laranja
O traçado da Linha 6-Laranja abrange o trecho entre as estações Vila Brasilândia e São Joaquim, onde fará integração com a Linha 1-Azul. A nova linha ampliará a rede metroviária em mais 15,9 km de extensão e 15 estações. A futura linha 6 se integrará com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM na estação Água Branca, com a Linha 4-Amarela na estação Higienópolis-Mackenzie e com a Linha 1-Azul na estação São Joaquim. A demanda prevista é de 633,6 mil passageiros ao dia.

Linha 18-Bronze
A Linha 18-Bronze fará ligação direta com a região do ABC (Paço Municipal, em São Bernardo do Campo), contemplando as cidades de São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo, e com o sistema metroferroviário de São Paulo (Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10-Tuquesa da CPTM). A linha terá extensão aproximada de 14,3 km, 12 estações e deverá transportar em média 304,5 mil usuários por dia.

Do Portal do Governo do Estado