Alegria de circo e exercícios abrem vacinação contra paralisia infantil

Governador e secretário estarão no Parque da Juventude, às 8h30

sex, 15/06/2007 - 11h21 | Do Portal do Governo

Muita alegria e exercícios marcarão neste sábado, 16, no Parque da Juventude, a abertura da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil no Estado. A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma série de eventos, como apresentações do Circo Spacial, com acrobacias de solo, malabares e palhaços, e brinquedos infláveis e pintura facial. Membros do Agita São Paulo comandarão exercícios para os meninos e meninas.

O governador Jose Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, abrirão a campanha às 8h30. Cerca de 20 mil postos estarão abertos das 8h às 17h para receber crianças com menos de cinco anos de idade. Cinqüenta e dois mil profissionais e 4,7 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado. A Secretaria de pretende vacinar pelo menos cerca de 3 milhões de crianças com até 5 anos, 95% do total de 3,1 milhões. A informação sobre o número de crianças é baseada no último levantamento da Fundação Seade, informado esta semana, sobre a população paulista em 2007.

A prevenção é o método mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é a única arma. O último caso de poliomielite registrado no Estado aconteceu em 1988, resultado dos bons índices de imunização alcançados. Mas a vacinação é importante para evitar que qualquer caso apareça. Como nas edições anteriores, a dupla Zé e Maria Gotinha divulga a vacinação nas principais cidades paulistas.

A vacinação contra paralisia acontece em duas etapas_ a primeira agora em 16 de junho e a segunda em agosto. As crianças precisam comparecer aos postos nas duas datas. Poderão receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

“A paralisia infantil é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação. Por isso é muito importante levar as crianças aos postos de saúde, primeiro agora no dia 16, depois em agosto”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região.

O Parque da Juventude fica na avenida Zaki Narchi, 1.309 – Santana, zona norte da capital.

Da Secretaria da Saúde