Alckmin vistoria obras do Parque e Biblioteca do Belém

Complexo abrigará equipamentos esportivos e culturais além da nova Biblioteca do Belém

ter, 08/02/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 12h30)

O governador Geraldo Alckmin vistoriou nesta terça-feira, 8, as obras do Parque Estadual do Belém, na zona leste da capital paulista. Estimado em pouco mais de R$ 37 milhões, o projeto conta com diferentes equipamentos esportivos e culturais que serão instalados ao longo dos 245 mil m² de área do terreno, que antigamente era ocupado pelo complexo Tatuapé da FEBEM desativada em 2007.

“O Parque do Belém ele é como o Carandiru. O Carandiru era a maior penitenciária urbana do mundo, com perto de oito mil presos, e se transformou no Parque Estadual da Juventude, com Etec, com áreas de cultura, biblioteca São Paulo, área esportiva e área verde, cinco hectares de Mata Atlântica”, disse o governador Alckmin.
 
O novo parque será a sede da Biblioteca do Belém, que oferecerá aos paulistas um espaço dinâmico e integrado à comunidade, com amplo horário de funcionamento. O projeto tem as mesmas características da Biblioteca São Paulo, que está instalada no Parque da Juventude, na zona norte da capital paulista, e em um ano de atividade já recebeu mais de 300 mil visitantes.
 
O parque do Belém abrigará um complexo com quadras poliesportivas, ciclovia, pista de corrida, áreas de ginástica, uma pista de skate, quiosques, viveiro de mudas, playgrounds, sanitários, o Centro de Memória da Fundação Casa e um teatro, batizado de Café Concerto.
 
Inovador, o projeto do Parque do Belém é baseado nos princípios da sustentabilidade ambiental. A vegetação existente no local, na medida do possível, foi preservada e, em alguns casos, enriquecida com o plantio de novas mudas. Atualmente, existem cerca de 400 árvores catalogadas na área do parque e mais 1.300 mudas estão sendo plantadas.
 
Estão sendo adotadas ainda técnicas construtivas alternativas que visam o baixo impacto na área; emprego de materiais cujo processo de extração e produção afete minimamente o ambiente de origem; o uso racional dos recursos hídricos, dentre outras.
 
A construção do Parque do Belém faz parte de um projeto de revitalização da região, que já foi iniciado. No ano passado foi inaugurada no local a Etec Parque do Belém com vagas de ensino médio e cinco cursos técnicos: informática, informática para internet, logística, segurança do trabalho e nutrição e dietética.
 
Parceria
 
Na última segunda-feira, 7, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciaram um acordo de cooperação para investimento na urbanização de favelas. Ao todo, serão construídas 1.285 novas unidades habitacionais, num investimento de aproximadamente R$ 150 milhões. Famílias de diferentes regiões da capital que estão em situação de risco ou em moradias provisórias serão beneficiadas com a medida, incluindo os moradores de uma favela próxima às dependências do Parque Estadual do Belém.

Da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional