Alckmin vistoria obras do maior túnel do país

Túnel de 3.147 metros é parte da obra de duplicação da Rodovia dos Imigrantes

seg, 07/05/2001 - 17h37 | Do Portal do Governo


Túnel de 3.147 metros é parte da obra de
duplicação da Rodovia dos Imigrantes

O governador Geraldo Alckmin inspecionou nesta segunda-feira, dia 7, as obras do maior túnel rodoviário que está sendo construído no País. O TD-01 tem 3.147 metros de extensão e faz parte da obra de duplicação da Rodovia dos Imigrantes. O empreendimento, que está sendo realizado pela concessionária Ecovias, responsável pela operação do Sistema Anchieta-Imigrantes, inclui ainda mais dois túneis e nove viadutos num total de 21 quilômetros de extensão. As obras estão orçadas em US$ 480 milhões. A visita foi realiza no km 47 da Imigrantes, na divisa entre São Bernardo do Campo e Cubatão, onde o governador acompanhou a perfuração do túnel.

A construção do TD-01 vem sendo realizada por quatro frentes de trabalho. Duas delas com início na janela – uma abertura lateral (no meio do túnel) que, depois de pronta, servirá como área de escape para agilizar prestações de socorro e atendimentos a possíveis acidentes; em direção à Baixada Santista (emboque Santos) e em direção à São Paulo (emboque São Paulo). As duas outras frentes vêm em direção oposta, ambas das embocaduras do túnel, (São Paulo e Baixada) para seu interior.

Com mais de 50% do total de obras já concluídas, a concessionária Ecovias prevê entregar ao tráfego a pista descendente da Rodovia Imigrantes em dezembro de 2002, ou seja, cinco meses antes do prazo (previsto para maio de 2003) firmado entre a concessionária e o Governo do Estado de São Paulo no contrato assinado pelo Programa de Concessões Rodoviárias.

Alckmin disse que esta obra é importante não só para o Litoral como também para todo o Estado. ‘É uma obra estratégica por ligar o Planalto ao Litoral e por dar acesso mais eficaz e eficiente ao Porto de Santos’. O governador destacou ainda sua importância por estar próxima a um corredor de exportação e importação, que é o Porto.

Para o governador, a construção da segunda pista da Imigrantes vai aumentar o fluxo de veículos para a Baixada Santista e trará um grande impulso para o desenvolvimento da região. Sobre as obras complementares da rodovia dos Imigrantes, Alckmin disse que o mais urgente é a continuação da rodovia até a sua interligação com a Anchieta. ‘O Governo já abriu concorrência pública para o projeto executivo. Será feita a duplicação da Imigrantes até a interligação e a ponte sobre o Rio Laranjeiras. Depois, a duplicação da Imigrantes na sua continuidade, inclusive a ponte sobre o Canal Barreiro, isso em São Vicente’. Todo o projeto executivo e as obras complementares serão licitadas e deverão ser concluídas pelo Governo do Estado junto com a pista descendente, no final de 2002. Alckmin disse ainda que existem outras obras a serem feitas na Baixada, como a construção de um viaduto na rodovia Piaçaguera-Guarujá e mais dois em São Vicente. Outra obra também autorizada pelo Governo do Estado é a continuação da rodovia que liga Itanhaém a Peruíbe. Alckmin destacou outras obras que o Governo vem realizando na Baixada, como a recuperação da SP-55, que inicia-se em Ubatuba, passa por Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga e vai até a área Continental de Santos.

Impacto ambiental

Alckmin salientou ainda que o impacto ambiental durante a construção do TD-01 foi 40 vezes menor do que a construção da primeira pista, há 26 anos atrás. ‘A duplicação da Imigrantes é uma obra aguardada há 20 anos. Agora vencemos um desafio de fazer a nova ligação do Planalto com o Litoral, que era uma obra difícil e cara’. Alckmin disse que a duplicação da rodovia vai causar um grande impacto na região e que a escala de prioridades está voltada para adequar a malha viária da Baixada Santista para poder receber o tráfego da segunda pista. ‘Eu acho que a melhor maneira é fazer um trabalho articulado com a Região Metropolitana e com os municípios’, afirmou.

Hoje, a capacidade de veículos que passam pelo Sistema Anchieta-Imigrantes é de oito mil veículos por hora. A previsão é de que, quando as obras estiverem concluídas, esta capacidade atinja 14 mil veículos por hora.

Valéria Cintra