Alckmin vistoria obras da fábrica de vacinas do Instituto Butantan

A fábrica do Instituto Butantan será a primeira da América Latina a produzir as vacinas contra o vírus Influenza

sáb, 14/01/2006 - 12h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin vistoriou neste sábado, dia 14, as obras da fábrica de vacinas contra a gripe comum, no Instituto Butantan. Durante a visita, o governador conheceu a cepa do vírus H5N1, causador da gripe aviária, que poderá ser utilizada para a produção de vacinas.

A fábrica do Instituto Butantan será a primeira da América Latina a produzir as vacinas contra o vírus Influenza, que causa a gripe comum. “Uma parte da vacina que será usada em abril do próximo ano será produzida aqui. Isso vai ajudar a atingir outra meta: não só os idosos serão vacinados, mas as crianças de zero a um ano de idade também”, afirmou Alckmin.

Na nova unidade, que tem uma área de 10.600 metros quadrados, poderão ser produzidos até 40 milhões de doses anuais. A quantidade supre toda a demanda nacional, que é de 20 milhões de doses, e o excedente poderá ser exportado. A instalação da fábrica deve ser concluída até abril deste ano.

O governo do Estado vai investir um total de R$ 22,5 milhões para que a fábrica de vacinas entre em funcionamento no segundo semestre de 2006. Outros R$ 30 milhões serão empregados pelo Ministério da Saúde para a compra de equipamentos de última geração. Serão contratados 60 profissionais especializados para trabalhar na fábrica.

Alckmin informou que a nova unidade será capaz de desenvolver a vacina conta a gripe aviária. “Já está aqui, guardado a menos 70 graus Celsius, o vírus atenuado da gripe aviária. Os primeiros testes em animais devem começar dentro de 90 dias. Nós devemos ter um estoque estratégico de vacinas para ajudar no esforço mundial e evitar uma pandemia”. Ele lembrou que o Instituto Butantan é responsável por 85% das vacinas produzidas no país.

O governador falou da possibilidade de desenvolver, no Instituto, a vacina contra o Rotavirus e hemoderivados. “O país gasta milhões importando esses produtos. Nossa proposta é construir uma fábrica de hemoderivados aqui no Butantan. Nós passaríamos a ter também essa tecnologia”.

Jaina Carvalho