Alckmin vistoria obras da estações República e Luz do Metrô

Novas estações da Linha 4-Amarela serão entregues à população em 15 de setembro

sáb, 03/09/2011 - 15h47 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inspecionou na manhã deste sábado, 3, as obras das futuras estações República e Luz da Linha 4-Amarela, que serão entregues à população no próximo dia 15 de setembro.

As duas novas estações atenderão a região central da cidade, integrando a Linha 4-Amarela com a Linha 3-Vermelha, na Estação República; e da Linha 4-Amarela com a Linha 1 -Azul do Metrô e com as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral – todas da CPTM- na Estação Luz.

A demanda estimada com a entrada em operação comercial dessas duas estações é de 100 mil passageiros/dia na estação República, e 132 mil passageiros/dia na estação Luz.

“A inauguração das estações República e Luz vai ajudar a desafogar a estação Sé, que é a mais movimentada do mundo, pois recebe 800 mil passageiros todos os dias”, destacou o governador. Ele observou que a entrega destas novas estações vai ajudar a reduzir  em 20% o volume de passageiros nas estações Sé e Paraíso, o que vai permitir um melhor equilíbrio no sistema.  “Vai ajudar a desafogar o número de passageiros  nas estações Sé e Paraíso, pois vai oferecer mais opção aos usuários”, completou Alckmin.

O governador salientou que os trens da Linha-4 são todos novos, oferecem uma moderna tecnologia e não têm condutor. Alckmin adianta que está em estudo estender a Linha-4 do Metrô, além da capital, indo até o município de Taboão da Serra.

Durante a inspeção, o governador também anunciou a ampliação do horário de atendimento das estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista – todas na Linha 4- Amarela. O novo horário de funcionamento, que entrará em vigor no próximo dia 12, será 4h40 até meia-noite, inclusive aos  sábados (atualmente o atendimento termina às 21h e é feito de segunda-feira à sexta-feira). As estações República e Luz funcionarão inicialmente das 10h às 15h, também aos sábados.

Ampliação de horário na Linha 2-Verde

As estações Tamanduateí e Vila Prudente da Linha 2- Verde do Metrô vão operarão em horário integral a partir da segunda-feira, 12: das 4h40 à meia-noite. Atualmente, o atendimento termina às 21h todos os dias da semana.

Do Metrô