Alckmin visita feira agrícola que movimenta quase R$ 1 bilhão em negócios

Maior feira da América Latina recebe 135 mil visitantes. Agronegócio representa 37% do PIB paulista.

sex, 04/05/2001 - 17h28 | Do Portal do Governo


Maior feira da América Latina recebe 135 mil visitantes. Agronegócio representa 37% do PIB paulista

O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o governador Geraldo Alckmin visitaram, nesta sexta-feira, dia 4, a Agrishow, 8ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, no município de Ribeirão Preto.

A feira deve receber, até sábado, 135 mil visitantes, gerando cerca de R$ 1 bilhão em negócios. Essa é a terceira maior feira de agribusiness do mundo e a mais importante da América Latina, e é considerada a maior difusora de tecnologia no setor.

Alckmin destacou a importância da feira para o Estado: “O Agronegócio é o negócio de São Paulo, representa 37% do PIB paulista. Por isso o compromisso do Governo do Estado com a agricultura, agregando valor; melhorando as estradas da produção, as estradas vicinais, pelos programas Melhor Caminho, Pró-Estrada, Pontes Metálicas, Eletrificação Rural; financiando o pequeno produtor, a irrigação o plantio direto, a sua possibilidade de crescimento”.

Para Alckmin, tudo em São Paulo é superlativo: “Temos o maior canavial e o maior pomar cítrico do mundo, somos os maiores produtores de açúcar e álcool e de suco de laranja. E nós podemos agregar a esse superlativo o compromisso hoje com a maior qualidade, que é o que representa o Agrishow. Qualidade na produção, com aumento da produtividade; qualidade no trato da terra, na conservação do solo, nos equipamentos para isso; qualidade com o produto final; qualidade com a vida no campo”.

Segundo o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o Agrishow 2001 cresceu 25% em relação ao ano passado, reunindo 450 expositores, dos quais 60 estrangeiros. O presidente foi homenageado como uma das pessoas que se destacaram na contribuição para o desenvolvimento da agropecuária brasileira,principalmente nas áreas de tecnologia, produtividade e renda.

Alckmin elogiou a escolha do premiado: “Vejo uma identidade muito forte no presidente da República e naqueles que trabalham a terra e produzem as riquezas do nosso país: ambos remam na mesma direção. O presidente por ser um estadista e ter a visão de longo prazo, a visão da importância do setor agrícola, da distribuição da renda nacional, na geração de riqueza e de postos de trabalho.”, afirmou.

Cíntia Cury