Alckmin sanciona lei que bane o amianto do Estado de São Paulo

Sanção será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 25

qui, 24/05/2001 - 18h36 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta quinta-feira, 24 , projeto de lei que proíbe o amianto no Estado de São Paulo. A sanção do governador será publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 25. Com a promulgação ficam proibidos, a partir de 1° de janeiro de 2005, a importação, a extração, o beneficiamento, a comercialização, a fabricação e a instalação, no Estado de São Paulo, de produtos ou materiais contendo qualquer tipo de amianto.

A partir da promulgação da lei, os órgãos da administração direta e indireta do Estado ficam proibidos de instalar em suas edificações e dependências, assim como adquirir materiais produzidos com qualquer tipo de amianto e produtos que contenham esse mineral.

E no período compreendido entre a data da publicação desta lei e 1º de janeiro de 2005 – projeto do deputado estadual Roberto Gouveia (PT) – sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, empresas que comercializam ou fabricam produtos que contenham amianto ficam obrigadas a informar nas embalagens de seus produtos, com destaque, a existência do mineral em seu produto e que a sua inalação pode causar câncer.