Alckmin ressalta trabalho do Icesp durante entrega de prêmio na capital

Pesquisadores da Unicamp foram laureados na categoria "Pesquisa em Oncologia"

seg, 06/08/2012 - 14h15 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior centro de oncologia da América Latina, promoveu na manhã desta segunda-feira, 6, na capital, a entrega do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, que reconhece e estimula as contribuições dos profissionais constantemente comprometidos com a área oncológica, suas pesquisas e avanços.

ASSISTA AO VÍDEO
Icesp eleva a autoestima dos pacientes com câncer

O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia e ressaltou a importância da instituição para o Estado. “O Icesp foi escolhido pelos usuários como o melhor hospital público de São Paulo. É um centro de excelência na pesquisa, no diagnóstico e no tratamento das pessoas. É um orgulho pra São Paulo ter uma instituição como esta”, disse.

Esta é a terceira edição do prêmio que este ano foi dividido em duas categorias: Personalidade de Destaque e Pesquisa em Oncologia. A família Ermírio de Morais foi premiada na primeira categoria pelos recursos doados para a área oncológica e pela preocupação de seus membros em atuar ativamente em projetos filantrópicos, inclusive na área da saúde. O ganhador foi selecionado em meio a 13 nomes indicados por diversas instituições do Brasil.

Unicamp é destaque

Na categoria Pesquisa em Oncologia o vencedor foi um grupo de 11 pesquisadores e professores da Unicamp, que investigaram os efeitos da obesidade no desenvolvimento e progressão do câncer de cólon, em modelo experimental. O trabalho foi escolhido entre mais de 20 inscritos. Os escolhidos recebem uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 8 mil, além de um certificado.

O secretário estadual da saúde, Giovanni Guido Cerri, também participou da cerimônia de entrega do prêmio e aproveitou o evento para destacar a importância de ações estaduais de combate ao câncer, “Uma das questões essenciais na saúde do Estado é a questão do câncer e é por isso que com o apoio do Icesp e da Fundação de Oncologia de São Paulo ficou estabelecido um comitê que passou a definir e localizar as necessidades regionais de atendimento ao câncer”.

Do Portal do Governo do Estado