Alckmin ressalta trabalho do governo na área de inclusão social

São Paulo possui hoje 47,6% de pessoas com deficiência trabalhando, o que significam 126 mil trabalhadores inseridos no mercado

ter, 24/07/2012 - 14h13 | Do Portal do Governo

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou na manhã desta terça-feira, 24, das comemorações pelos 21 anos da Lei de Cotas, que visa aumentar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 

São Paulo possui hoje 47,6% de pessoas com deficiência trabalhando, o que significam 126 mil trabalhadores inseridos no mercado. “Nós temos um desafio: passar de 50% e ser o primeiro estado do Brasil a com o maior número de pessoas com deficiência contratadas”, disse Alckmin.

O governador afirmou que o investimento contínuo na qualificação profissional das pessoas com deficiência é fundamental para que essa meta seja atingida: “Nós estamos aumentando as vagas do [programa] Via Rápida, onde os trabalhadores podem fazer o curso em no máximo dois meses, recebem uma bolsa e rapidamente podem trabalhar”. 

Lei de Cotas

A Lei 8.213/91 prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estabelece que toda empresa com mais de 100 funcionários deve destinar 2% a 5% (numa escala crescente, proporcional ao número de funcionários) dos postos de trabalho às pessoas com deficiência. 

Do Portal do Governo do Estado