Alckmin reforça policiamento no interior com novas bases comunitárias móveis

Veículos com capacidade para até 12 policiais beneficiam Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho

qui, 26/04/2001 - 19h58 | Do Portal do Governo

Veículos com capacidade para até 12 policiais beneficiam Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, dia 25, em Ribeirão Preto, seis bases comunitárias móveis para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo da Polícia Militar nos municípios de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. ‘Esta é uma forma de aproximar a Polícia da comunidade e vice-versa, garantindo maior eficiência na segurança pública’, disse Alckmin. Acrescentou que as novas bases serão incorporadas a uma frota que já conta com 181 unidades, sendo 84 na Capital, 51 na Região Metropolitana e 46 no Interior.

As bases móveis são veículos tipo furgão com capacidade para até 12 policiais. Contam com um rádio fixo (VHS), um rádio móvel, um notebook e uma impressora. O custo de cada Base Comunitária Móvel é de R$ 62,5 mil. ‘A vantagem dessas bases é a mobilidade, que torna o policiamento mais ágil e pontual, permitindo, por exemplo, o deslocamento dos policiais até o local onde está ocorrendo um evento ou uma aglomeração’, destacou o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi.

Além das bases móveis, existem atualmente 243 bases comunitárias fixas no Estado, presentes em 192 municípios. O efetivo utilizado é de 7.305 policiais, beneficiando 12,4 milhões de pessoas. Só na Capital, são 48 bases, e no restante da Região Metropolitana, mais 37, que empregam 2.849 policiais militares e beneficiam uma população aproximada de 5,8 milhões de pessoas. No Interior são outras 158 bases fixas.

Foram entregues também uma Land Rover Defender para a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto e um caminhão auto-bomba, modelo VW-8.150, para a guarnição da Taquaritinga. Com estas viaturas, o trabalho de resgate de vítimas de acidente e o combate a incêndios ganharão agilidade e eficiência.

Além disso, o governador assinou decreto que reorganiza o Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto e um outro decreto que autoriza a criação de 24 novas funções no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Alckmin autorizou ainda uma parceria do Governo, através da Imprensa Oficial, para a realização da Feira Nacional do Livro, que acontece no município entre agosto e setembro. O Estado vai entrar com R$ 250 mil nesse evento, que conta ainda com a participação da Prefeitura e da Câmara Brasileira do Livro.

Em resposta a um grupo de manifestantes contrários à implantação de penitenciária no município de Serra Azul, o governador fez uma resumo de todo o trabalho desenvolvido pelo Governo para diminuir a criminalidade e esforços para a criação de novas penitenciárias. E afirmou que se a comunidade quiser se reunir para discutir um lugar melhor para implantar a penitenciária, o Governo estará aberto ao diálogo. Caso contrário, será construída onde foi definido. ‘Como poder haver segurança sem presídios’?, questionou.

O prefeito Antonio Palocci (PT) agradeceu o reforço do policiamento na região e disse que o combate à violência não é papel exclusivo do Governo do Estado, pois ‘envolve toda a sociedade e todas as esferas de poder’. Referindo-se às manifestações, afirmou que ‘o importante é que os protestos estão sendo feitos livremente, dentro de um quartel da Polícia Militar e isso é democracia’.