Alckmin recebe novo presidente do México

Durante a reunião, Peña Nieto e o governador falaram principalmente sobre cooperação em pesquisa e desenvolvimento

qua, 19/09/2012 - 17h17 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 19, o governador Geraldo Alckmin esteve com o presidente recém-eleito do México, Enrique Peña Nieto. Durante a reunião, eles falaram sobre o comércio entre os dois países e principalmente a cooperação em pesquisa e desenvolvimento entre a Univesidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado do México.

“O México tem grandes investimentos aqui no Estado de São Paulo nas áreas da siderurgia, telefonia, comercio, indústria, serviços, agronegócios, e também muitas possibilidades de parcerias entre nossas universidades.”, afirmou o governador após o encontro.

A corrente de comércio entre Brasil e México cresceu 254% de 2001 a 2011, quando totalizou US$ 9,1 bilhões, 19,6% a mais que em 2010. Desde 2009, o Brasil é o 7o parceiro comercial do México, ao passo que este tornou-se o 14o parceiro comercial do Brasil. Entre janeiro e julho de 2012, as trocas continuaram a crescer, atingindo US$ 6,2 bilhões, 27.4% superior ao mesmo período de 2011. 

Alckmin ainda disse que o Estado de São Paulo investe 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento e que a reunião de trabalho foi muito proveitosa tanto para o México quanto para o Estado.

Do Portal do Governo do Estado