Alckmin recebe lideranças sindicais e empresariais para discutir crise energética

Entre os vários temas abordados para evitar desemprego, incentivos fiscais e financiamento a empresas para compra de equipamentos

qui, 12/07/2001 - 19h18 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira, dia 12, no Palácio de Bandeirantes, lideranças de trabalhadores e empresários para discutir a questão da crise energética e seus efeitos sobre o nível do emprego no Estado de São Paulo.

Uma das medidas discutidas foi o financiamento através da Nossa Caixa – principalmente para pequenas e médias empresas – para compra de equipamentos e também o que pode ser feito na questão tributária, com avaliações caso a caso. ‘Foi uma reunião proveitosa e já marcamos uma nova reunião para a primeira semana de agosto, para ver o que pode ser implementado e se houver necessidade, vamos nos reunir antes’, disse o governador.

João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical, afirmou que o objetivo da reunião era de que o Governo de São Paulo participasse do grupo de trabalho criado recentemente para estudar a crise energética e constituída de dirigentes de centrais sindicais e entidades empresarias. ‘Mostrando seu interesse na questão, o governador indicou o secretário Ruy Altenfender, da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico para acompanhar o trabalho’, informou Gonçalves.

Na avaliação do presidente da CUT, João Felício, ‘a possibilidade do governo paulista de ajudar as pequenas e médias empresas a manter o nível de emprego, criando linha de crédito e incentivo fiscal, é positiva e pode evitar a demissão em massa de trabalhadores no segundo semestre. Na mesma linha, o representante da FIESP, Pio Gavazzi, disse que a reunião foi muito proveitosa.

Durante a reunião, de quase duas horas, foi discutida também a questão energética na sua macropolítica, como novas fontes e aumento de oferta, tanto na linha hidroelétrica como termoelétrica. ‘As universidades paulistas, USP, Unicamp e Unesp, além da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estão trabalhando na questão das novas fontes de energia’, afirmou Alckmin. Quanto à questão de oferta de energia, disse que a atual gestão deu uma contribuição de mais de 2.500 megawatts. ‘Hoje foi colocada mais uma turbina em Porto Primavera, com 100 megawatts, e temos ainda outros projetos para aumentar a oferta de energia’, enfatizou.

Foto e – Governador Alckmin concede entrevista coletiva à imprensa
Foto d/c/b – Alckmin reunido com lideranças de trabalhadores e empresários