Alckmin reafirma compromisso de manter Nossa Caixa como banco público

Governador elogia atuação dos deputados paulistas que aprovaram o projeto de venda de 49% das ações do banco

qui, 28/06/2001 - 16h56 | Do Portal do Governo

Governador elogia atuação dos deputados paulistas que
aprovaram o projeto de venda de 49% das ações do banco

“A sensibilidade e a seriedade da maioria dos parlamentares do Legislativo paulista permitiram, com uma votação muito expressiva, que o Estado de São Paulo possa ter um banco público cada vez mais competitivo e cada vez mais forte como instrumento de políticas públicas.” A afirmação foi feita pelo governador Geraldo Alckmin ao tomar conhecimento da aprovação – por 62 votos contra 24 – do projeto de iniciativa do Executivo, que autoriza a venda de 49% das ações da Nossa Caixa, votado no início da tarde desta quinta-feira, dia 28. O governador reafirmou o compromisso manter a Nossa Caixa como banco público mas, ao mesmo tempo, assegurando as condições para que ela possa competir com o dinamismo e a agilidade das instituições privadas.

O projeto de lei criou ainda uma Agência de Fomento, que prevê a integração dos vários fundos de fomento hoje dispersos em diferentes secretarias, permitindo assim maior articulação da política de desenvolvimento do Estado. Alckmin destacou que a Agência é de fundamental importância também para as negociações junto a organismos de financiamento nacionais e internacionais.

De acordo com o secretário da Fazenda, Fernando Dall’Acqua, após a sanção da lei, o Governo deverá contratar uma consultoria para definir a modelagem do negócio, partindo dos pressupostos de vender os 49% das ações de forma pulverizada, e da criação de subsidiárias integrais que irão explorar novos produtos no balcão da Nossa Caixa.