Alckmin prestigia reabertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa

nd

qui, 01/02/2001 - 19h32 | Do Portal do Governo


O governador em exercício, Geraldo Alckmin, participou na tarde desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, da sessão inaugural da 3ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Alckmin, destacou a importância da Assembléia na reconquista da democracia por um Estado desenvolvido e socialmente justo. “Esta é uma casa de debate, reflexão, críticas e também de construção”, disse ele, lembrando que atuou como deputado estadual de 1982 a 1986. “Vim aqui hoje representando um Governo que é exemplo para todo Brasil, pelos valores, princípios e ética”.
Na sessão, conduzida pelo presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris (PSDB), o 1º secretário da Casa, deputado Roberto Gouveia (PT), fez a leitura de trechos do relatório de atividades do Governo Estadual no ano 2000. O documento aborda temas como disciplina fiscal e desenvolvimento, orçamento social, educação, saúde, habitação e desenvolvimento social. Também relata as ações nas áreas de Segurança, Defesa da Cidadania, Esporte e Cultura, Meio Ambiente, Agricultura, Energia, Transportes, Recursos Hídricos, Transportes Metropolitanos, Emprego e Trabalho – além da revolução digital, adotada por meio da criação do Governo Eletrônico.
Macris lembrou que, em consonância com as prioridades dadas pelo Governo paulista à área social, a Assembléia Legislativa aprovou a criação do Banco do Povo, a destinação de 1% do ICMS para financiamento e construção de casas populares e o empréstimo de US$ 150 milhões para recuperação da malha rodoviária não concessionada. ‘Também aprovamos a redução de alíquota do ICMS de alguns setores da economia, para manter a competitividade do parque industrial paulista’, acrescentou o presidente do Legislativo paulista.
A cerimônia também contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Márcio Bonilha, do arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cláudio Hummes e de vários secretários estaduais.