Alckmin prestigia posse do novo presidente da seccional paulista da OAB

Cerimônia congregou representantes de todos os poderes da República

sex, 09/02/2001 - 20h11 | Do Portal do Governo

Cerimônia congregou representantes de todos os poderes da República

O governador em exercício, Geraldo Alckmin, abriu nesta sexta-feira, dia 9, como convidado oficial, a cerimônia de posse do novo presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Miguel Aidar, eleito pelos advogados paulistas com 45.655 votos no pleito de 16 de novembro do ano passado. Na ocasião foram empossados também os membros da nova diretoria da OAB-SP. A cerimônia realizada no salão nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco reuniu presenças significativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A importância do evento motivou as presenças do ministro Sidney Sanches, do Supremo Tribunal Federal, Paulo Roberto Saraiva Costa Leite, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Almir Pazzianoto, presidente do Superior Tribunal do Trabalho, tenente-brigadeiro, Sergio Xavier Ferolla, presidente do Superior Tribunal Militar, desembargador Márcio Bonilha, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, além do presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer.
A seccional paulista da OAB se tornou referência nacional, na gestão anterior, dirigida pelo advogado Rubens Approbato Machado, pelas propostas em favor do Direito e da Cidadania, que tiveram ressonância em todo o país. Approbato, que transferiu o cargo para Carlos Miguel Aidar, elegeu-se por unanimidade em todos os estados da Federação, para presidir o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, substituindo Reginaldo de Castro.
O presidente empossado Carlos Miguel Aidar defende a ampliação das prerrogativas dos advogados no exercício profissional. Aidar também deseja que a seccional paulista da OAB continue sendo uma referência em termos de cidadania para a sociedade. Entre seus projetos, está a utilização das Casas do Advogado, em número de 180 em todo o Estado, para proceder gratuitamente registro civil de brasileiros carentes, nos finais de semana, quando essas unidades ficam ociosas. Essas casas também seriam utilizadas para alfabetização de crianças e jovens no interior e na capital. Realização de mutirão dos advogados para avaliar os processos da população carcerária do estado, desafogando o sistema prisional. Parcerias já vêm sendo firmadas com a Corregedoria da Justiça, para atingir esse objetivo. Outra proposta é firmar convênios com a Assistência Judiciária para atendimento do menor, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O governador em exercício, Geraldo Alckmin, enfatizou a importância da Ordem dos Advogados do Brasil para a sociedade na distribuição de cidadania e na preocupação com os aspectos sociais e humanísticos do povo brasileiro