Alckmin prestigia festa do 5º aniversário do Qualis na Zona Leste

O ministro Serra elogiou o programa desenvolvido pelo Governo de São Paulo

dom, 06/05/2001 - 15h44 | Do Portal do Governo


O ministro Serra elogiou o programa
desenvolvido pelo Governo de São Paulo

Mais de três mil pessoas lotaram neste domingo, dia 6, o ginásio de esportes do Sesc Itaquera, Zona Leste da Capital, para comemorar os cinco anos de existência do Qualis – Qualidade Integral em Saúde – programa criado pelo Governo paulista, a partir do Programa da Saúde Familiar, do Governo Federal. O governador Geraldo Alckmin, o ministro da Saúde, José Serra, o secretário de Saúde, José da Silva Guedes e a ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lila Covas, e o ex-ministro Adib Jatene prestigiaram a festa que contou com apresentações de música e estandes de doces, plantas e artesanato da comunidade.

Implantado pelo governador Mário Covas em sua primeira gestão, o Qualis presta atendimento médico domiciliar à população carente, através de unidades especializadas.
Atualmente, o programa é desenvolvido na Capital, onde funcionam 74 unidades, e em 290 municípios do Interior.

A programação de aniversário teve início com a apresentação de dois vídeos. Um deles, muito aplaudido, prestou homenagem à Lila Covas, apresentou um relato sobre a implementação do programa, ilustrado com imagens do governador Mário Covas inaugurando várias unidades do Qualis.

Em cinco anos de atividade, o atendimento do Qualis na Capital beneficiou cerca de 800 mil pessoas, disse o governador Geraldo Alckmin para quem, com a comprovação do sucesso do programa, o próximo desafio é sua ampliação. ‘Precisamos acelerar a ampliação porque temos uma população de 10 milhões de pessoas. E essa é uma tarefa do Estado e também do município’, disse. Observando que o Qualis não foi idealizado para promover economia na área da saúde, Alckmin afirmou: ‘É um programa que requer muitos recursos porque através dele os médicos fazem diagnósticos possibilitando que as pessoas descubram suas doenças e comecem novos tratamentos. Com isso, aumenta a demanda’.

Em razão disso, Alckmin reafirmou a criação de centros especializados e de hospitais locais. ‘Esses hospitais poderão resolver uma série de problemas sem necessitar dos hospitais de mais alta complexidade que estão lotados. Será uma nova experiência realizada em São Paulo que, ao ter sucesso, poderá servir de exemplo a todo o país, como tem acontecido em outras áreas’, comemorou. Informando que o primeiro Hospital Local deverá ter sua construção iniciada no próximo mês, em Sapopemba, na Zona Leste, Alckmin explicou a diferença entre o novo sistema e o pronto-socorro. ‘Além do pronto socorro não fazer internação, o Local que será instalado em bairros carentes de hospital, terá 50 leitos e condições de dar atendimentos de urgência, como no caso de uma insuficiência cardíaca congestiva, por exemplo’.

O governador falou ainda sobre a má distribuição de leitos na cidade de São Paulo: ‘Veja, por exemplo, o espigão da Paulista onde há um hospital do lado do outro praticamente, e outras regiões enormes como Brasilândia, Sapopemba, Parelheiros onde não existe uma cama’. Parabenizando a população beneficiada pelo Qualis e seus funcionários, Alckmin lembrou que a saúde não é uma ação isolada e que seu sucesso é devido também às parcerias envolvidas: ‘Temos bons parceiros como o Hospital Santa Marcelina, a Fundação Zerbini, a Unisa, e o Hospital Santa Catarina, que deram muita agilidade e eficácia aos trabalhos’.

O ministro José Serra falou sobre a eficiência do Qualis, e lembrou que a idéia foi dada pelo ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, em 96, ao governador Mário Covas. ‘E Mário Covas tocou o Qualis para frente, sozinho, porque a prefeitura de São Paulo não se dispunha a fazê-lo’, disse, destacando que o programa da Saúde da Família é de âmbito municipal. Serra elogiou o governador Geraldo Alckmin por ter dado continuidade aos trabalhos e levado o Qualis a outros municípios.

Ao falar sobre a eficiência do Qualis, o secretário da saúde, José da Silva Guedes disse que, atualmente são realizadas aproximadamente 90 mil visitas a cada mês. Ele afirmou que durante os cinco anos de atividade, o programa teve sua pureza preservada. ‘Esse projeto não faz outra política além da política de saúde’, disse.

A coordenadora do Qualis, Rosa Maria Barros, disse estar muito emocionada com o sucesso alcançado pelo programa que não trata apenas do físico mas também da questão social que as populações carentes enfrentam. ‘O Qualis gera emprego na medida em que busca na sua comunidade os agentes que são treinados para o atendimento’, disse. Ela elogiou o apoio dado pelo Governo do Estado. ‘Esse programa é uma realidade concreta e exportável para qualquer país do mundo que viva situação de carência como a nossa’, observou.