Alckmin prestigia comemoração dos 89 anos de Capão Redondo, na Zona Sul da Capital

nd

sáb, 28/04/2001 - 11h49 | Do Portal do Governo


Distrito congrega 89 bairros e cerca de 230 mil pessoas

Desfile de integrantes da Banda da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, apresentações do corpo de dança e de fanfarras das diversas escolas da região e a presença do governador Geraldo Alckmin marcaram neste sábado, dia 28, a festa dos 89 anos de fundação do distrito de Capão Redondo, na Zona Sul da Capital. Fundado em 1912, o distrito que atualmente congrega 89 bairros e abriga cerca de 230 mil pessoas, já foi a grande atração de pescadores e caçadores que saiam do bairro do Bexiga à procura de tatus, raposas e peixes de tipos variados.

Parabenizando a população pela festa, que lotou o centro de Capão Redondo, Alckmin falou sobre a importância da festa que promove o espírito comunitário e estimula as escolas. Ele afirmou que a melhor forma do Governo participar das comemorações é trabalhando pela região. ‘O Governo vai fazer um grande esforço para concluir a Linha 5 do Metrô até outubro do próximo ano’, disse. Alckmin informou que essa linha tem 10 quilômetros e vai ligar a região ao Largo Treze, em Santo Amaro. ‘São seis estações e investimentos de R$ 1 bilhão que irão dar um grande impulso na qualidade de vida da população trazendo transporte de excelente qualidade e alta capacidade’, observou.

Ao encerrar sua participação nos festejos, Alckmin disse que sua agenda deste sábado incluía a inauguração de duas unidades do Infocentro, sendo uma ainda na Zona Sul, e a outra na Zona Leste, e explicou tratar-se de um centro que oferece cursos gratuitos de informática, acesso à consultas gerais na Internet e aos serviços do Governo do Estado. Ele informou ainda que o Infocentro faz parte do Programa Acessa São Paulo, lançado no ano passado, e observou: ‘Fica a proposta de vocês conseguirem um local para que o próximo Infocentro seja inaugurado em Capão Redondo’.

O nome Capão Redondo, que significa Mata Virgem, foi dado ao local devido as colinas arredondadas existentes em seu relevo. Antes de se tornar um bairro residencial, Capão Redondo funcionou como zona rural onde havia criação de gado, e plantações de batata, caqui, limão e pêra.

Valéria Cintra / Ercília Della Méa