Alckmin participa do lançamento do projeto Telecurso TEC

Projeto é realizado em parceria entre o Centro Tennológico Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho

qua, 15/03/2006 - 12h46 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, dia 15, do lançamento do projeto Telecurso TEC, realizado em parceria entre o governo do Estado, por intermédio do Centro Paula Souza, e a Fundação Roberto Marinho.

O projeto vai oferecer cursos técnicos, de nível médio, utilizando um abrangente sistema de educação à distância e presencial. O objetivo é ampliar a oferta de ensino técnico e contribuir para a qualificação profissional em diferentes setores da economia. “Essa é uma parceria entre duas instituições muito respeitadas e experientes”, elogiou o governador.

O Telecurso TEC é estruturado em módulos e ao final de cada um serão oferecidos exames públicos, com a correspondente certificação dos aprovados. Para atender a uma população numerosa e dispersa geograficamente, o Telecurso TEC vai utilizar os recursos da TV, com exibição em TV aberta, livros, cursos via internet e acompanhamento por ambiente virtual.

Os educadores envolvidos contarão com um processo constante de capacitação e acompanhamento. Além de encontros presenciais periódicos, será criado para eles um ambiente virtual que possibilitará a troca de informações e o trabalho colaborativo via internet. “Nós estamos criando hoje a melhor inclusão social que se pode fazer no mundo do conhecimento. E estamos utilizando os avanços da tecnologia da informação para proporcionar esse ensino técnico e tecnológico. Esse é o primeiro passo de uma longa e grande jornada no sentido educacional”, disse Alckmin.

Graças a um trabalho desenvolvido com a Fundação Roberto Marinho, o Governo do Estado poderá, agora, ampliar de maneira significativa a oferta de cursos técnicos para jovens e adultos trabalhadores – muitos deles ávidos por melhor qualificação profissional. Entre os cursos já definidos pelo projeto estão: Administração; Gestão de pequenas empresas; Assessoria/Secretariado; Vendas e Representação Comercial; e Turismo.

Macedo Júnior