Alckmin participa do lançamento do programa de recadastramento biométrico obrigatório

Evento ocorreu no Cartório Eleitoral de Jundiaí, durante inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor

seg, 25/07/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 19h40)

Nesta segunda-feira, 25, o governador Geraldo Alckmin participou do lançamento do programa de Recadastramento Biométrico Obrigatório – sistema que identifica o eleitor a partir das suas impressões digitais. O evento ocorreu no Cartório Eleitoral de Jundiaí, durante a inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor. O município, juntamente com Itupeva, integra o projeto piloto do voto biométrico no estado de São Paulo.

O mesmo procedimento será aplicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas cidades de Curitiba (PR), Goiânia (GO), Caruaru (PE) e nos estados de Alagoas e Sergipe. O município de Jundiaí reúne cerca de 270 mil eleitores. Em Itupeva, 26.163 pessoas estão aptas para votar.

Participaram do evento o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE; o desembargador Walter de Almeida Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); Eloisa de Sousa Arruda, secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania; e Miguel Haddad, prefeito de Jundiaí.

Em seu discurso, Geraldo Alckmin ressaltou que o processo eleitoral brasileiro tem se tornado cada vez mais eficaz e ágil. “Há alguns anos, a contagem de votos levava até 10 dias para ser finalizada. Hoje, em poucas horas, obtemos os resultados”, afirmou o governador, que parabenizou a Justiça Eleitoral por disponibilizar o que há de mais avançado em tecnologia a serviço da democracia brasileira. “O Brasil vai avançar ainda mais”, disse Alckmin.

O sistema eleitoral brasileiro é um modelo para todo o mundo. Exportado através de acordos de cooperação técnica com a Rússia, Índia, países de língua portuguesa, Timor Leste, África do Sul e América Latina, o sistema conseguiu eliminar praticamente 100% das fraudes no processo eleitoral do País. O objetivo da inserção da biometria é garantir ainda mais segurança durante o voto. A partir da obrigatoriedade da identificação através das impressões digitais, nenhum indivíduo poderá utilizar o nome do outro. As filas para a votação também serão reduzidas.

Segundo Ricardo Lewandowski, 1,2 milhão de eleitores já realizaram a identificação biométrica no País. “Pretendemos chegar a 10 milhões de pessoas nas próximas eleições”, complementou o ministro, que tem como objetivo atingir, em 2018, a marca do total de 150 milhões eleitores identificados biometricamente.

O desembargador Walter Guilherme comemorou o sistema e ressaltou que a soberania popular é a característica mais importante do regime democrático. “A Justiça Eleitoral existe para que a escolha do representante político corresponda exatamente à vontade do eleitor”. O desembargador parabenizou e agradeceu o Governador Geraldo Alckmin por assinar o convênio que disponibiliza os recursos necessários para a contratação dos funcionários que efetuarão o recadastramento. A equipe será contratada pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Após os discursos, o prefeito Miguel Haddad realizou o seu recadastramento biométrico. O sistema de primeiro mundo já começa a dar os primeiros passos em Jundiaí.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania