Alckmin participa do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012

Plano prevê destinação de verbas para o agronegócio brasileiro

sex, 17/06/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 14h30)

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, em Ribeirão Preto, do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, que prevê a destinação de R$ 107,2 bilhões do Governo Federal para a agricultura empresarial.

Detentor de 20% da renda agrícola do País, o Estado de São Paulo responde por 30% do agronegócio brasileiro. As exportações do agronegócio paulista cresceram 11,4% entre janeiro e maio de 2011, comparada com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 7,69 bilhões.

O Estado é o maior produtor nacional de cana-de-açucar (57%), laranja (80%), borracha natural (59,2%) e frutas de mesa. Além disso, ocupa a terceira posição na produção de café e carne de frango. “Nós já vínhamos no governo anterior reduzindo o ICMS para o etanol na ponta do consumidor de 25 para 12%. Então nós temos o menor imposto do Brasil, beneficiando o consumidor, para dar competitividade ao etanol”, disse Alckmin no evento.

Ações do Estado para o agronegócio

São Paulo apoia o setor agrícola por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), voltado a pequenos e médios produtores, com 26 linhas de crédito disponíveis atualmente. Também há o Seguro Rural, no qual o Governo do Estado faz uma subvenção de 50% e protege o agricultor dos riscos climáticos. Este é o único seguro sanitário do País.

Aos produtores de aves, São Paulo tem também uma iniciativa pioneira, o Seguro Sanitário Contra Doenças Avícolas, no qual atualmente são beneficiados quase 5 mil estabelecimentos e abrange mais de 248 milhões de aves.

Há incentivos também pelos programas Pró-Trator, em sua segunda fase, e Pró-Implemento, que complementa o anterior. No Pró-Trator está previsto o financiamento de 6 mil tratores, a juros zero com prazo de cinco anos para pagamento. O Pró-Implemento financia equipamentos e implementos agrícolas a juro zero, via FEAP.

Do Portal do Governo do Estado