Alckmin participa do encerramento do Revelando São Paulo

Despedida da Mãe Peregrina atraiu milhares de pessoas ao Parque do Trote

dom, 18/09/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, 18, do encerramento do Revelando, realizado pela Secretaria da Cultura O evento aconteceu no Parque do Trote, na Vila Guilherme. Neste último dia do Revelando São Paulo, milhares de pessoas participaram da procissão e da despedida da imagem da Mãe Peregrina, como também é conhecida a imagem circulante de Nossa Senhora da Aparecida.

“Essa é a festa mais bonita, a festa do povo de São Paulo. A nossa cultura de raiz, mostrar aos jovens, aos paulistanos, conhecer o interior do estado, a nossa música, nossa dança, congadas, artesanato, culinária, festas religiosas. É uma expressão da cultura paulista. Décimo quinto ano, agora aqui, no Parque do Trote. Eu que sou do interior, é uma delícia lembrarmos da nossa infância, rever bons folguedos, boas festas, a história de São Paulo”, disse o governador.

A imagem da Mãe Peregrina, que foi recebida em uma cerimônia interreligiosa realizada no início do Festival, foi trazida da Basílica de Aparecida e ficou exposta à visitação dos devotos durante todo o evento.

Reunindo a cultura do interior e do litoral de São Paulo, o Revelando São Paulo trouxe 90 espaços de culinária, 160 de artesanato, Rancho Tropeiro, tenda cigana, espaço quilombola, além das mais diversas manifestações populares. Durante todo o dia, cavalos, bois, búfalos e mulas e carro de bois, circularam na arena, dando ao público a chance de fazer um passeio rural.

“Por meio de eventos como o Revelando São Paulo vamos conseguir manter e valorizar as tradições populares paulistas vivas”, afirma o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, que esteve presente no último dia de evento.  

Culinária

O público também experimentou pratos típicos e curiosos de vários municípios paulistas como a comida do lobisomem, de Joanópolis, feita com arroz, linguiça, frango, torresmo, feijão e couve refogada e o Buraco quente, de Mairiporã, um preparado especial com coração de banana e pão. Também foi servido o característico café da manhã caipira, com o grão torrado e socado no pilão, passado no coador de pano e servido com broas de milhos, bolinhos de chuvas e biscoitinhos de nata. Tudo feito em fogões a lenha. Os doces são outro destaque e as opções vão de goiabada cascão e paçoca a cocada de jaca e casca de limão doce.

Da Secretaria da Cultura