Alckmin participa do dia do perdão da comunidade judaica

Dedicada à reflexão, Yom Kipur é a data mais sagrada do calendário judaico

qua, 26/09/2012 - 13h16 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta, 26, do Yom Kipur, o dia do perdão no judaísmo. Alckmin prestigiou a cerimônia realizada no Teatro Arthur Rubinstein, no clube Hebraica, na capital. “Quero agradecer a enorme contribuição que a comunidade judaica dá a São Paulo em todas as áreas: social, no amor ao próximo e em seus valores e princípios, na economia, na ciência e nas artes”, disse Alckmin.

Uma das datas mais importantes do judaísmo, o Yom Kipur é o dia mais sagrado do calendário judaico ou, em hebraico, o “Shabat HaShabatot” (o Sábado dos Sábados). É um dia dedicado ao jejum, à oração e à reflexão, ao arrependimento e ao perdão. Nesta data, pela tradição, os judeus não devem comer ou beber, tomar banho, passar perfumes ou cremes, nem vestir calçados de couro, pois o material é resultante da morte de um animal.

Trata-se de uma data móvel, como ocorre, por exemplo, com a Páscoa dos cristãos. O feriado começa no pôr-do-sol que dá início ao décimo dia de Tishrei, o sétimo mês do calendário judaico, e continua até o final da tarde seguinte. O Tishrei corresponde no calendário gregoriano a um período compreendido entre os meses de setembro e outubro.

Do Portal do Governo do Estado