Alckmin participa do 5º Congresso Estadual de Alimentação

Governador anuncia nova unidade do Restaurante Bom Prato, na Liberdade

qui, 31/05/2001 - 16h28 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, dia 31, do encerramento do 5º Congresso Estadual de Alimentação, realizado na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo, no bairro da Aclimação. A Federação conta com 59 sindicatos filiados em todo o Estado, o que representa 350 mil trabalhadores na indústria de alimentação em todo o Estado de São Paulo.

Alckmin reafirmou a parceria entre o Governo, por meio da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, com a Federação referentes aos cursos de qualificação profissional. ‘Este Congresso e a Federação significam muito em termos de emprego, renda e saúde, porque não há saúde sem alimentação’. A parceria foi firmada no ano passado, por onde passaram 13.350 treinandos. Para este ano está previsto o treinamento de 9.500 associados da Federação.

Entre os cursos mais realizados estão de eletricidade e eletrônica, panificação e confeitaria e analista em qualidade de alimentos. Desde o início do governo Mário Covas mais de 1,2 milhão de trabalhadores das mais diversas categorias já realizaram cursos de qualificação pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. Para este ano, a meta é chegar a 300 mil qualificados. Os programas são realizados em conjunto com entidades da sociedade civil (sindicatos, ONGs, associações de bairro ) e escolas (Fundação Paula Souza, Senai, Senac, entre outras).

O secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, disse que o setor de alimentação é um dos mais importante da economia e é um dos que mais emprega. ‘Nós estamos batendo recordes no trabalho de qualificação, por isso é importante mantermos essa parceira’, disse.

Alckmin destacou o programa do Governo nas áreas de alimentação e saúde, o Restaurante Bom Prato, que serve comida a R$ 1,00, e anunciou que em breve será inaugurado mais um em frente à sede da Força Sindical, no bairro da Liberdade.

Entre os programas de governo voltados para a profissionalização, Alckmin destacou o convênio que atende 50 mil jovens do Ensino Médio, que podem escolher 38 tipos de cursos. As atividades tiveram início em abril deste ano e se estendem até dezembro. Os investimentos foram de R$ 50 milhões.

O Governo do Estado, citou, está construindo dois Centros de Ensino Profissionalizante na Zona Leste: um em Guaianazes e o outro em Sapopemba. Além disso a primeira faculdade pública da Zona Leste, a Fatec em Cidade A.E. Carvalho deverá ser concluída em janeiro de 2002.

O governador anunciou às cerca de 200 pessoas presentes que neste final de semana o governo será transferido para a cidade de Piracicaba como homenagem aos 100 anos da Escola de Agricultura Luís de Queiroz – Esalq. ‘Nós vamos ter um encontro com os reitores da Usp, Unesp e Unicamp, além do diretor da rede de ensino Paula Souza, que é uma rede profissionalizante, para acharmos uma fórmula mais barata e com qualidade para expandir os ensinos profissionalizante e superior no Estado’, afirmou.

O presidente da Federação, Melquíades Araújo disse que o governador tem demostrando em toda sua carreira política, o respeito pelo povo, e tem tomado medidas corretas no Estado, principalmente com relação à violência.

Medidas contra a crise energética

Sobre a crise energética, Alckmin disse que o Governo Federal tem sua parcela de responsabilidade, pois deveria ter feito investimentos mais rápidos, principalmente em transmissão. ‘Hoje, 95% da matriz energética brasileira é hidrelétrica. Nós somos muito dependentes de água. Não choveu, não tem água e a hidrelétrica está lá, mas não gera energia’. Alckmin disse que é preciso avançar mais em termoelétricas e na co-geração. Explicou que o Estado de São Paulo está se esforçando neste sentido. ‘Estamos tentando aumentar a oferta de energia. Em Porto Primavera, estamos adiantando duas turbinas com 100 megawatts cada, uma para junho e outra para setembro’.

Citou ainda que estão sendo antecipadas duas turbinas da termoelétrica de Piratininga, na Capital. O governador lembrou ainda que está em busca de parceria com o Governo Federal, prevista para sair em uma semana, para tratar a água do rio Pinheiros para gerar energia elétrica na Usina Hidrelétrica de Henry Borden, em Cubatão. ‘Nos estamos começando um ciclo virtuoso. Vamos tratar o esgoto, do rio Pinheiros, bombeia para a Billings, cai a água em Henry Borden e podemos gerar 298 megawatts’.