Alckmin participa de mutirão de plantio no Parque Villa Lobos

Foram plantadas mil mudas de árvores no parque

dom, 15/01/2006 - 15h40 | Do Portal do Governo

Mais árvores num dos maiores parques da Capital. É essa a intenção do mutirão realizado no Parque Villa Lobos, na Zona Oeste, para o plantio de 1.000 mudas neste domingo, dia 15. O governador Geraldo Alckmin participou do evento, que inicia a segunda fase do projeto de ampliação do parque.

Alckmin plantou mudas de jaboticaba ponhema, guanandi, maria preta, palmito jussara, paineira branca, imbiruçu, aleluieiro e eritrina, todas nativas da mata Atlântica. “Com a ampliação, o parque terá 770.000 metros quadrados, ele tinha apenas a metade. Hoje temos aqui 12.000 árvores, vamos dobrar esse número. Serão plantadas mais 12.000 árvores”, disse Alckmin.

Dez mil árvores vão compor 51 pequenos bosques e cerca de 2.000 estarão distribuídas por todo o parque, inclusive sombreando as alamedas e ciclovias. Ao todo, serão plantadas 130 espécies de árvores, destacando-se o ipê, angicos, sapucaias, jatobás, quaresmeiras, araçás e cambucás. O plantio será feito até março.

As obras de ampliação também vai incrementar os equipamentos de lazer do Villa Lobos. Serão construídos mais 1.400 metros de pista para caminhadas e 865 metros de ciclovias. Os 28 quiosques já existentes serão reformados e outros seis serão adquiridos, mais três estações de sanitários e 320 novos bancos de madeira serão instalados.

“Aproximadamente 250.000 pessoas visitam o parque todos os meses. Estava ficando pequeno e agora teremos esse tamanho dobrado. E sempre com música, essa é uma homenagem a Villa Lobos”, afirmou Alckmin. Neste domingo quem animava os freqüentadores era a banda Nova Orleans Jass Band

A expansão do parque foi feita em parceria com Comgás.  A empresa adquiriu as mudas plantadas e é responsável pelo plantio e manutenção nos próximos dois meses. A Secretaria do Meio Ambiente fez a troca do solo e preparou as covas. O parque está em uma área de depósito de entulho, recuperada a partir da década de 90.

Novos parques

Durante o evento, Alckmin falou sobre a criação dois novos parques e recuperação outro na Capital. A novidade é o Parque Tiso, localizado próximo ao Rodoanel Mário Covas, na Zona Oeste. Sua área está distribuída por quatro municípios da Região Metropolitana: Cotia, Osasco, Taboão da Serra e São Paulo.

Com aproximadamente 1,5 milhões de metros quadrados, o parque tem 2/3 de área formada por fragmentos originais de mata atlântica. O Tiso terá viveiros para reprodução de espécies nativas destinadas ao reflorestamento. A primeira fase da implantação deverá ser concluída até o fim de 2006.

O segundo parque está localizado na Zona Leste e vai ocupar a área do Complexo Tatuapé da Febem. O Parque do Belém começa a ser implantado a partir de março com a desativação gradual da Febem.

Para completar, o Parque da Água Branca será revitalizado. “Os parques são importantes porque são áreas comuns do povo. Não precisa ser sócio, ninguém paga nada, é extremamente democrático. É mais verde para a cidade. São Paulo é muito cinza”, concluiu Alckmin.

Jaina Carvalho