Alckmin participa de fórum sobre setor energético

Reunião discute desonerações nas contas de luz de clientes residenciais e do setor produtivo

seg, 24/09/2012 - 15h23 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 24, o governador Geraldo Alckmin se encontrou com representantes de governos estaduais, no Palácio dos Bandeirantes, para a reunião do “Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia”. O objetivo do evento é discutir as medidas anunciadas pelo governo federal para o setor elétrico, dentre elas a desoneração na conta de luz de clientes residenciais e do setor produtivo.

A redução das tarifas para os consumidores residenciais pode chegar a 16%. Já o setor produtivo poderá receber desoneração de até 28%. Segundo o presidente do Fórum e secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, São Paulo perderá cerca de R$ 1 bilhão por ano em arrecadação.

“A média das desonerações no Estado é de 20,2%. 7% com a redução dos encargos e 13,2% na renegociação das concessões”, afirmou o secretário. Aníbal disse que a renovação dos contratos de concessão das estações de energia ainda será discutida entre os estados e o governo federal.

Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia

Fundado em 1995, o Fórum reúne os 27 estados da federação para contribuir com o aperfeiçoamento da política energética brasileira, articulando a atuação das secretarias estaduais de energia e estabelecendo canais de comunicação com o governo federal.

Do Portal do Governo do Estado