Alckmin participa das comemorações pelos 69 anos da Revolução de 1932

Paulistas lutaram para reivindicar a elaboração de uma Constituição para o Brasil

seg, 09/07/2001 - 13h15 | Do Portal do Governo


Paulistas lutaram para reivindicar a elaboração de uma Constituição para o Brasil

O governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta segunda-feira, dia 9, das comemorações pelos 69 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 realizadas em frente ao Mausoléu ao Soldado Constitucionalista no Parque do Ibirapuera. Muitos paulistanos aproveitaram o dia ensolarado para acompanhar de perto as festividades da principal data histórica do Estado de São Paulo, que pegou em armas para lutar por uma constituição para o País no ano de 1932. As tropas paulistas perderam a batalha, mas a Constituição foi elaborada dois anos mais tarde. ‘Foi uma revolução que contou com a participação de todo o povo paulista e se fez pela liberdade. Não foi vencida sob o ponto de vista militar mas cujos ideais prosperam. Um momento de muito orgulho para nós paulistas’, disse Alckmin.

Assim que chegou, o governador depositou flores no Mausoléu do Soldado e em seguida entregou medalhas a alguns dos 34 homenageados na solenidade deste ano. Antes da presença de Alckmin, foi transmitido o cargo de comandante do Exército Constitucionalista, cargo simbólico com mandato de um ano, para Geraldo Pires de Oliveira, de 86 anos. Em seguida, ocorreu a imortalização de seis ex-combatentes, cujos despojos foram depositados no Mausoléu. O poeta Paulo Bonfim recitou a Oração Ante a Última Trincheira, composta por Guilherme de Almeida. A cantora Inezita Barroso interpretou a canção Serra da Mantiqueira, considerada um Hino da Revolução.

Após a entrega das medalhas, teve início o desfile cívico-militar, aberto pelos ex-combatentes de 32. Em seguida, passaram representantes de entidades civis e na seqüência integrantes da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar, inclusive com vários modelos de viaturas como do Corpo de Bombeiros e da Tropa de Choque. Encerrando o desfile foi a vez da passagem da Cavalaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A solenidade terminou com revoada de balões e fogos de artifício. Acompanharam o governador, o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi e o comandante da Polícia Militar, coronel Rui César Melo, entre outras autoridades.

Simão Molinari

Fotos a – b – Alckmin participa da solenidade em comemoração aos 69 anos da Revolução de 1932

Foto e – Alckmin deposita flores no Mausoléu do Soldado

Foto f – Alckmin entrega medalhas aos homenageados