Alckmin participa das comemorações dos 190 anos da Independência do Brasil

Desfile Cívico aconteceu no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo, na capital paulista

sex, 07/09/2012 - 13h37 | Do Portal do Governo

“Hoje é o dia maior da nacionalidade brasileira, 190 anos da independência. Para nós, brasileiros, de São Paulo, uma comemoração dupla, já que foi aqui que foi proclamada a Independência, e de outro lado, a maior homenagem que nos podemos prestar a pátria é trabalhando com honestidade e eficiência para melhorar a qualidade de vida da população. A obra-prima do Estado é a felicidade das pessoas”, afirmou o governador Geraldo Alckmin ao participar nesta quarta, 7, no Sambódromo do Anhembi, do Desfile Cívico de 7 de Setembro.

Milhares de pessoas acompanharam a parada, que teve início às 10h30 com a marcha dos oficiais da reserva do Exército e da Polícia Militar. Além de militares da ativa das três Armas – Marinha, Exército e Aeronáutica, também participaram da parada cívica alunos da rede pública.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS

Liderada pela Tropa de Choque, a Polícia Militar do Estado de São Paulo desfilou com a cavalaria e também com tropas do canil, além das viaturas antigas da PM. “O desfile foi bonito, os jovens, as crianças e os alunos adoram participar. Gosto muito do desfile escolar porque me lembra do meu tempo de escola em Pindamonhangaba”, disse Alckmin.

História

A independência do Brasil é um dos feriados nacionais mais importantes do país. No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o bairro do Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro I, então príncipe regente, expressou sua decisão bradando independência ou morte, ato que acabou historicamente conhecido como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo. 

Do Portal do Governo do Estado