Alckmin participa da reinauguração do Teatro Sérgio Cardoso

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 25, aniversário de São Paulo

qui, 25/01/2001 - 13h36 | Do Portal do Governo

Após reformas que lhe deram ares de Broodway, o Teatro Sérgio Cardoso reabre no dia do aniversário de São Paulo, apresentando Rei Lear, de Shakespeare, com Raul Cortez

O Teatro Sérgio Cardoso está de cara nova. Depois de alguns meses fechado para reformas, ganhou uma fachada bem diferente, que lembra os teatros de Times Square, cadeiras remodeladas, carpetes novos e uma iluminação externa muito especial. A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, inclui, também ,um imenso painel deslizante para a divulgação das peças em cartaz que tem como fundo um mural com cenas que contam a história do Bixiga.
E para marcar a reabertura do teatro, no dia 25 de janeiro – aniversário de Sao Paulo – às 21 horas, a peça Rei Lear de Shakespeare, com Raul Cortez. A renda desta apresentação será revertida para o Fundo de Solidariedade do Palácio do Governo.
O evento contará com a presença do governador em exercio Geraldo Alckmin

Como na Broodway

Construído em 1971, com 10 mil metros quadrados, o Teatro Sérgio Cardoso tem duas salas de espetáculo : a principal com 862 lugares e palco de 23 metros e altura equivalente a nove andares (o que permite grande mobilidade de cenários e iluminação) e a menor, Sala Paschoal Carlos Magno com 144 lugares. Conta, ainda, com 2 salas de ensaios para leitura de texto, uma para marcação de cena, duas para balé, 16 camarins, escritório e refeitório.
Sua fachada, em tijolos á vista e grandes painéis em vidro, estava totalmente deteriorada, bem como as poltronas e o forro do teatro, o que levou a necessidade de reformas, iniciadas pela Secretaria de Estado da Cultura no final do ano passado.
Ao reabrir suas portas, o Sérgio Cardoso estará bem diferente. Sua nova fachada é composta por placas metálicas de 3 metros de largura, com iluminação interior graças a 2 mil lâmpadas halógenas, que variam de cor. Na parte interna, ganhou um painel deslizante, sobre dois trilhos que pode ser movimentado conforme as peças em cartaz em suas salas e que mostrar, também, cenas da história do teatro e do bairro do Bixiga.
As poltronas receberam tecido moderno, lavável e se tornaram mais confortáveis, além da troca de todo o piso e novos carpetes. Obras que ampliaram a segurança das salas de espetáculo também foram realizadas.

História

O teatro foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, numa homenagem ao ator Sérgio Cardoso, com a peça “ Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”, cujo roteiro era do próprio Sérgio. No elenco, Nídia Lícia, Humberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, com direção de Giani Ratto. Em seguida, entrou em cartaz a peça ”Rasga Coração “ de Oduvaldo Viana Filho, com Raul Cortez e direção de José Renato. Entre os grandes espetáculos nacionais ali encenados destacam –se “Aí Vem o Dilúvio”, “Chorus Line”, o festival de balé “Carlton Dance”, “Trair e Coçar…”, e “Deus lhe Pague”.

Data: Quinta-feira, dia 25 de janeiro de 2001
Horário: 21 horas
Local: Rua Rui Barbosa, 153