Alckmin participa da reabertura da Biblioteca Mário de Andrade

Governador também anunciou que a cidade ganhará nova biblioteca na zona leste da capital

ter, 25/01/2011 - 17h07 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, 25 de janeiro, da reabertura da a Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do país.  A entrega do edifício, que passou por modernização e restauro, foi um dos eventos de comemoração do aniversário de 457 anos de São Paulo. Ao todo, mais de 327 mil livros da coleção geral, dentre os quais 51 mil considerados raros ou especiais, estarão novamente à disposição para consultas. Além da biblioteca, a Praça Dom José Gaspar, onde ela está localizada, também passou por uma revitalização e recebeu novo projeto paisagístico.

“A Biblioteca Mário de Andrade é um símbolo da efervescência cultural de São Paulo. É uma grande alegria e uma maneira muito bonita de festejar os 457 anos da cidade de São Paulo”, disse o governador.

Alckmin também anunciou que a cidade ganhará uma nova biblioteca. “No final deste ano entregaremos no Belém, onde era a Febem Tatuapé, uma outra Biblioteca São Paulo, moderna, informatizada, com todos os acessos para pessoas com deficiência.”

Saiba mais sobre a Biblioteca São Paulo aqui

Inaugurada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade chegou a ocupar antes um edifício na rua 7 de abril. O atual prédio principal da biblioteca, para o qual ela se mudou em 1943, conta com 12.032 metros quadrados e foi projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon na década de 1930 ao estilo art déco. Seu tombamento pelo Conpresp (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico) saiu em 1992.

As obras de modernização e restauro possibilitaram o restauro da fachada, a impermeabilização das lajes da cobertura, a modernização das redes internas de infraestrutura lógica e elétrica, a readequação dos andares de armazenamento do acervo com mecanismos de proteção ambiental, a ampliação da área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes; a construção de mezanino para a guarda do acervo da Circulante, com acesso independente; o restauro dos móveis originais; a redistribuição das áreas técnicas e administrativas, a implantação de soluções de acessibilidade universal e a reconstituição das três mais importantes salas da área de consulta: atualidades, artes, obras raras e coleção geral.

A Praça Dom José Gaspar, que abriga a Biblioteca Mário de Andrade, também recebeu novo paisagismo, como forma de acompanhar a revitalização da biblioteca. Com investimento de R$ 500 mil, oriundos do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura, foi executado o projeto elaborado pelo arquiteto André Graziano em toda a área da praça, que possui 2.915 metros quadrados.

Monumento ao Trabalhador

Em seguida, o governador participou da inauguração do Monumento ao Trabalhador do Asseio e Conservação e Limpeza Urbana na Praça Marechal Deodoro, na capital. A obra foi doada à Subprefeitura Sé pelo Siemaco – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo, como um presente à cidade pelos seus 457 anos.

A obra de arte é composta por quatro peças em bronze, criadas pelo escultor Murilo Sá Toledo. Nelas estão representadas: o Gari, a Auxiliar de Limpeza, o Jardineiro e a Copeira, que simbolizam os trabalhadores desta importante categoria que presta serviços essências para o bem estar da sociedade.

As peças foram confeccionadas em tamanho natural, medindo aproximadamente 1,65 m cada uma, e ficarão expostas bem perto do público. Além do Monumento, também foi feita a remodelação da área verde no entorno das estátuas e a reforma de um trecho das calçadas, ampliando o passeio para a circulação de pedestres.