Alckmin participa da abertura do 22º Congresso Brasileiro e o 14º Congresso Estadual de Radiodifusão

Na ocasião, Lila Covas recebeu medalha em homenagem a Mário Covas

seg, 11/06/2001 - 14h53 | Do Portal do Governo


Na ocasião, Lila Covas recebeu medalha em homenagem a Mário Covas

O governador Geraldo Alckmin abriu nesta segunda-feira, dia 11, o 22º Congresso Brasileiro e o 14º Congresso Estadual de Radiodifusão que, até o próximo dia 13, terão como temas principais o impacto da era digital para as emissoras e a situação de rádios e televisões frente à crise energética.

Durante a cerimônia, Lila Covas, presidente vitalícia da Fundação Mário Covas, recebeu a medalha ‘Assis Chateaubriand’ concedida ao governador Mário Covas por sua postura transparente com as emissoras de comunicação.

Ao agradecer as promotoras do evento – a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp) – pela homenagem, Alckmin lembrou que “poucos homens públicos no Brasil tiveram compromisso tão forte com a verdade e com a Justiça. Daí a nossa grande alegria ao ver esse reconhecimento”.

O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, lembrou o governador Mário Covas “como um dos maiores brasileiros contemporâneos e de quem sentimos saudade e permanente admiração”. O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em mensagem lida pelo ministro, agradeceu o setor de radiodifusão por sua “contribuição nas campanhas de esclarecimento neste momento tão difícil de crise de energia”.

Durante os três dias do congresso, que está sendo realizado no Hotel Transamérica, Zona Sul da Capital, serão debatidos temas como A Força do Rádio, TV Comunitária, e Rádio e Televisão como Instrumento de Valorização da Identidade Nacional. O presidente da Abert, Paulo Machado de Carvalho Neto, disse que a crise energética é um dos mais sérios problemas que as emissoras estão enfrentando. “Como continuar a cumprir a lei que impede as emissoras de cortarem seu sinal sem desrespeitar os limites de consumo que nos vierem a ser impostos?”, indagou.

Ele reafirmou a importância dos debates que serão realizados, uma vez que a radiodifusão é responsável pela moldagem do pensamento e do comportamento da população. “Para onde a radiodifusão for, para lá também irá o modo brasileiro de ser”, disse.

Orlando José Zovico, presidente da Aesp, mostrou-se otimista em relação aos próximos passos que deverão ser dados pelo setor em relação à era digital e falou sobre a necessidade de medidas contra emissoras ilegais. “Todos queremos a comunicação eletrônica comunitária. O que não pode ocorrer é seu funcionamento como um manto que esconde irregularidades”, afirmou. Ele ressaltou ainda que “a fiscalização severa e implacável é a única ferramenta para construir um verdadeiro processo de democratização na radiodifusão”.