Alckmin participa da abertura do 10º Congresso Mundial de Jovens Empreendedores

Durante o evento, o governador autoriza implantação do projeto Parque do Talento Empreendedor, no Parque da Juventude

qua, 15/03/2006 - 11h28 | Do Portal do Governo

Pela 1ª vez em dez anos, o Congresso Mundial de Jovens Empreendedores é realizado na América do Sul. A cidade escolhida para sediar o evento foi São Paulo, que conta com a mais alta porcentagem de empreendedores per capita do mundo. Promovido pelo Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo, o congresso tem como patrono o governador Geraldo Alckmin, que participou da cerimônia de abertura, nesta quarta-feira, dia 15.

        Durante o evento, Alckmin autorizou a implantação do projeto Parque do Talento Empreendedor, pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. O projeto ocupará um dos pavilhões da antiga Casa de Detenção do Carandiru, no Parque da Juventude e será desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). O objetivo é desenvolver nos jovens o espírito empreendedor. No espaço serão oferecidos cursos, palestras, salas multimídia, equipamento audiovisual para o incentivo ao empreendedorismo,  postos de atendimento de instituições que tenham ligação direta com o tema e serviços mais avançados, como palestras, rodadas de negócios e cursos de pós-graduação, entre outros.

“O nosso grande desafio é criar uma cultura empreendedora para gerar emprego, renda e trabalho”, afirmou o governador.

Ele destacou que o Governo não gera empregos, mas cria as condições e o ambiente receptivo para que a atividade empreendedora se desenvolva e a iniciativa possa gerar postos de trabalho. “O Papa Paulo VI tem uma frase insuperável: O desenvolvimento é o novo nome da paz, porque não há paz verdadeira onde há miséria, onde não há oportunidade para as pessoas. Hoje, estamos dando um grande passo para avançar no sentido de melhorar a vida da população”, ressaltou.

O Brasil está entre as sete nações mais empreendedoras do mundo. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2004, o país apresentou atividade empresarial acima da média na escala global, 13,5%. Na América do Sul, de cada grupo de 7,4 pessoas com idade entre 25 e 34 anos, uma está engajada em atividade empresarial. Mais da metade das pessoas (52%) se tornam empreendedoras por uma questão de oportunidade, enquanto 46% do empreendedorismo se dá por necessidade.

        O evento conta com o apoio das Nações Unidas, por intermédio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

        A expectativa é que a 10ª edição do Congresso reúna nos três dias de evento mais de 1.000 participantes, de 60 países e todas as regiões do país, e impulsione o potencial de negócios nos segmentos da indústria, agronegócio e alimentação, serviços, tecnologia, têxtil, design e moda, marketing e propaganda, turismo e transporte.

        Nas edições anteriores, o congresso reuniu mais de 5.200 participantes e promoveu cerca de 350 joint ventures com valores que variaram entre US$ 20 mil e US$ 35 milhões.

        Nos três dias do 10º Congresso Mundial de Jovens Empreendedores a programação é voltada para a construção de parcerias, liderança empresarial, criação de joint ventures e networking, com palestras de líderes políticos, econômicos e empresariais de diversos países. Também estão previstas sessões de interativas, onde serão tratados temas como negociações de mercados globais, marcas, competitividade, acesso a financiamentos, gerência de risco, relações entre pequenas e médias empresas e corporações multinacionais e responsabilidade social.

        Estão previstas as participações de representantes de diversos órgãos, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), União Européia (EU), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização dos Estados Americanos, Mercosul, e Compacto Global das Nações Unidas, entre outros.

Cíntia Cury