Alckmin participa da 6ª reunião do Cericex

Cericex tem como objetivo coordenar as ações do Governo paulista voltadas ao comércio exterior

seg, 13/03/2006 - 13h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, dia 13, da 6ª reunião do Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Cericex.

Em seu discurso, Alckmin destacou que é fundamental não perder oportunidades e ter competitividade para vencer o grande desafio que a criação de emprego. Ele ressaltou na área da infra-estrutura que no dia 6 de abril será realizada a última fase da licitação da Asa Sul do Rodoanel.

Em 2005, São Paulo exportou 38.55 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 89% das exportações em 3 anos. Quando começou esse programa de incentivo as exportações, em 2003, o Estado registrava durante todo o ano de 2002, 20.1 bilhões de dólares.

Para Meirelles, como certificação de qualidade é pressuposto no mercado globalizado, o processo leva à melhoria do produto paulista – inclusive para consumo interno. O governo tem trabalhado firmemente na divulgação do produto paulista lá fora, o que tem sido possível graças à criação de vários programas e de missões institucionais e comerciais, com a parceria de entidades empresariais.

Cericex

Criado em março de 2003, o Cericex tem como objetivo coordenar as ações do Governo do Estado de São Paulo voltadas ao comércio exterior, visando ao incremento do fluxo comercial e à divulgação do produto paulista no exterior. As três primeiras reuniões aconteceram em 2003, no Palácio dos Bandeirantes. Desde então, foram instituídos grupos de trabalho e as reuniões gerais passaram a ser anuais, no  Centro de Logística das Exportações – Celex.  

O conselho agrega dez secretários do Estado, representantes do Governo Federal e quase trinta líderes empresarias e de trabalhadores.