Alckmin obtém liminar que suspende reintegração de posse na capital

Decisão da Justiça garante permanência de desabrigados por obra da prefeitura

ter, 26/03/2013 - 16h13 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo conseguiu na Justiça a suspensão da reintegração de posse de terreno no Jardim Iguatemi, na zona leste da capital. O despacho do juiz Jurandir de Abreu Júnior diz que “a Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Sousa Arruda, por ordem do governador do Estado, [Geraldo Alckmin], pediu para que fosse paralisada a reintegração de posse”.

O magistrado afirmou ainda que o anúncio da desapropriação do imóvel esvazia o conteúdo da ação de despejo. Há pouco mais de um ano, o terreno começou a ser ocupado por famílias de baixa renda, que construíram moradias no local.

Veja a íntegra da decisão.

Juiz(a) de Direito: Dr(a). Jurandir de Abreu Júnior

Vistos

Há poucos instantes, recebi comunicado do Juiz assessor da Presidência do Tribunal de Justiça, Dr. Guilherme de Macedo Soares, no sentido de que a Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Sousa Arruda, por ordem do Governador do Estado, pediu para que fosse paralisada a reintegração de posse, porque, em contato com o Prefeito do município de São Paulo, Dr. Fernando Haddad, este último disse que assinaria, na tarde de hoje, decreto de desapropriação da área, aspecto que esvaziaria o conteúdo desta ação, pela perda de legitimidade ativa dos autores. Segundo a assessoria da Presidência, o Prefeito da Capital visitaria, ainda hoje, a Presidência do Tribunal de Justiça para melhor relatar os fatos.

Diante dos aspectos acima mencionados, suspendo a ordem de reintegração de posse.

Dê-se ciência ao Comando da operação da Polícia Militar, bem como ao Oficial de Justiça encarregado da ordem de reintegração de posse. Se necessário, em razão da urgência, cópia deste despacho poderá ser encaminhada à Polícia Militar.

Intime-se.

São Paulo, 26 de março de 2013.

JURANDIR DE ABREU JÚNIOR

Juiz de Direito

Do Portal do Governo do Estado