Alckmin lança programa inédito para a compra de livros não-didáticos para o ensino médio

Governo paulista vai investir R$ 20 milhões no 'Leia Mais' e alunos poderão opinar na escolha do acervo pela internet

ter, 26/06/2001 - 19h02 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai investir R$ 20 milhões na compra de três milhões de livros não-didáticos para as escolas de Ensino Médio da rede pública estadual. Iniciativa inédita no País, a ação permite que as escolas escolham o acervo, levando em conta a opinião dos alunos. Trata-se do Programa Leia Mais de Formação de Bibliotecas Escolares do Ensino Médio, lançado pelo governador Geraldo Alckmin, nesta terça-feira, dia 26, às 18 horas, no Palácio dos Bandeirantes.

Até agora, apenas as escolas de Ensino Fundamental recebiam verba para a aquisição de livros. O Leia Mais vai oferecer um acervo de qualidade para os cerca de dois milhões de alunos do Ensino Médio, seguindo as metas do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio do Governo paulista.

Durante a cerimônia, será lançado o site www.ensinomedio.sp.gov.br, onde estão catalogadas as 1.944 obras de 1.245 autores nacionais e estrangeiros pré-selecionados por uma comissão de especialistas formada pela Secretaria da Educação.

Instrumento de escolha dos títulos, o site é inspirado nas livrarias virtuais e traz resenhas produzidas pelas editoras, além de comentários inéditos de autores sobre a paixão por livros. Até o dia 13 de julho, o acesso a essas informações será irrestrito, permitindo que alunos e pais conheçam o acervo, possam avaliar os livros e opinar junto à diretoria da escola.

A seleção final caberá aos professores e diretores, e as escolhas devem ser feitas de acordo com o projeto pedagógico adotado e as necessidades da comunidade. Os pedidos devem ser feitos até o dia 10 de agosto. Para isso, cada unidade de ensino recebeu uma senha eletrônica da Secretaria e o registro da operação será feito automaticamente no banco de dados. Após receber todos os pedidos, a Secretaria iniciará a negociação com as editoras para a compra dos títulos. A previsão é que a entrega seja feita no mês de outubro.

Cada escola poderá adquirir o número de exemplares correspondente ao número de alunos que atende no Ensino Médio, além de receber trezentas obras, todas integrantes do acervo básico escolhido pela comissão de especialistas da Secretaria. De acordo com a secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, o hábito da leitura facilita a aprendizagem de outras disciplinas, inclusive matemática.

Um programa especial da TV Cultura vai transmitir ao vivo, do Palácio dos Bandeirantes, o lançamento do Leia Mais para cerca de sete milhões de espectadores, público formado por pais, alunos, professores e diretores das escolas participantes. Resgatando o formato do extinto ‘Clube dos Artistas’, que era apresentado por Airton e Lolita Rodrigues, a Cultura exibirá entrevistas com autores famosos, em companhia de alunos e diretores de escolas. Ao fundo, os espectadores vão ouvir músicas inspiradas em poetas concretistas compostas por Cid Campos, filho de Augusto de Campos, interpretadas por ele e sua banda. Também serão apresentadas cenas gravadas no estúdio do Programa Vitrine, mostrando como navegar no novo site para conhecer o acervo.

Cíntia Cury