Alckmin lança programa de formação universitária para professores

Primeiro módulo de curso gratuito para professores de 1ª a 4ª séries começa em julho

ter, 29/05/2001 - 15h24 | Do Portal do Governo


Primeiro módulo de curso gratuito para professores de 1ª a 4ª séries começa em julho

Capacitar o professor dando-lhe as ferramentas necessárias para estar atualizado com o que a tecnologia oferece de mais moderno. Com esse objetivo o governador Geraldo Alckmin e a secretária estadual de Educação, Rose Neubauer, lançaram nesta terça-feira, dia 29, no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, o Programa Especial de Formação de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental (PEC/ Formação Universitária). O curso universitário é gratuito e será dirigido aos sete mil professores efetivos das duas mil escolas da rede de ensino do Estado. As aulas tem início previsto para julho.

Com esta iniciativa, o Governo vai atender a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que determina que dentro de cinco anos somente os professores com diploma universitário poderão lecionar nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Para colocar o programa em prática, a secretaria conta com a participação de quatro grandes universidades – USP, Unicamp, Unesp e PUC/SP. O curso será realizado num prazo de dois anos. Para viabilizá-lo, o Governo do Estado investiu R$ 50 milhões. Ao final do programa os professores receberão um certificado de habilitação em Magistério de 1ª a 4ª séries de Ensino Fundamental.

Além das universidades, o Governo tem como parceiros a Prodesp, que fornecerá a tecnologia de informática; o Senac, que capacitará os professores em informática; a Telefônica, que responderá pelas conexões do sistema; e a TV Cultura, que transmitirá as teleconferências, além da Intel, que doou os servidores necessários ao desenvolvimento para esta tecnologia.

Com 3.100 horas/aula, o curso será realizado em três períodos – manhã, tarde e noite – para facilitar a participação de todos os inscritos. O programa será promovido em 34 Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, os Cefams. Destes, seis funcionam em São Paulo, nos bairros de Butantã, Itaquera, Artur Alvim, Pirituba, Tucuruvi e Interlagos. Além da Capital, os cursos serão ministrados nas cidades de Araçatuba, Bauru, Carapicuíba, Campinas, Diadema, Franco da Rocha, Guaratinguetá, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapetiniga, Itapeva, Jundiaí, Limeira, Marília, Matão, Mogi das Cruzes, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Socorro, Suzano e Sorocaba. Cada centro terá um orientador acadêmico e um auxiliar.

Iniciativa é inédita no Estado

Alckmin considerou o passo que foi dado hoje como um fato inédito na área de Educação de São Paulo. ‘É um curso superior para sete mil professores. É um compromisso do Governo de São Paulo com a escola pública do Estado’. O governador relembrou que antes os países dividiam-se entre ricos e pobres, fortes e fracos, e que hoje, no mundo moderno, se destaca quem tem o saber. ‘A nova forma de colonização se faz pelo conhecimento. Essa é uma questão essencial para nós, paulistas. É um compromisso do Governo de que a escola pública precisa sempre ter a melhor qualidade. Oferecendo igualdade e oportunidades aos cidadãos’. Quanto às parcerias e ao valor investido, Alckmin disse que São Paulo não poderia aplicar melhor os seus recursos do que por meio desta tarefa que vai proporcionar aos professores, além do conhecimento, uma justa melhoria salarial.

Ele ainda brincou com a secretária Rose Neubauer, que no início do discurso trocou o nome de Alckmin pelo governador Mário Covas. ‘Não foi por acaso o seu lapso quando aqui lembrou o governador Mário Covas. Porque se nós estamos entre educadores, educação tem professor, e o Mário Covas foi o nosso professor permanente com aulas práticas. Porque governo tem que ter princípios e valores. Você lembrou de um grande professor e eu, como aluno, aplicado, fico muito feliz desta lembrança’.

Para a secretária da Educação, o lançamento do programa mostra a preocupação do governo Mário Covas e Geraldo Alckmin com o magistério. ‘Hoje, além da formação universitária, os professores terão contato com o que há de mais moderno em tecnologia’. Ela disse que tem recebido muitos pedidos de prefeitos que querem que os professores de seu município também participem do programa. ‘A partir do ano que vem esta capacitação também será estendida aos professores da rede municipal de ensino’, anunciou. Ela ainda afirmou que a criação deste programa vai dar um novo status aos Cefams e uma nova qualidade de ensino para os professores da 1ª a 4ª séries. Com os esforços do Governo do Estado, aliado à participação de grandes parceiros, a secretaria afirmou que o curso fará a diferença na formação do professor no Estado de São Paulo e que, certamente, terá reflexo na formação do professor no Brasil.

De acordo com a coordenadora do Programa de Municipalização de Ensino do Estado, Ana Mantovani, o Estado tem 512 municípios que tiveram o ensino parcialmente municipalizado. Desses, 85% municipalizados da 1ª a 4ª séries e 15% da 1ª a 8ª séries. Ela disse que o PEC vai atender imediatamente cerca de mil professores estaduais que estão trabalhando na municipalização.

Presente ao evento, a professora de Ensino Fundamental, Aparecida Sarro, 52 anos, elogiou a iniciativa do Governo. ‘Assim como eu, muitos professores não puderam fazer um curso universitário, somente o Magistério. E este programa vai ajudar os professores, principalmente àqueles de baixo poder aquisitivo, de adquirir outros conhecimentos como a Internet e a informática’, afirmou Aparecida, que dá aula para a primeira série da Escola Estadual Ramiro Gonçalves Fernandez, no Taboão, em São Bernardo do Campo.

Valéria Cintra