Alckmin lança o 1º Campeonato Estadual de Seleções de Ligas Municipais

Competição reunirá mais de 1.000 atletas de 36 municípios paulistas

seg, 18/04/2011 - 10h30 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 15h59)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, lançaram nesta segunda-feira, 18, no Palácio dos Bandeirantes, o 1º Campeonato Estadual de Seleções de Ligas Municipais. A competição, em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), reunirá mais de 1.000 atletas amadores representando as principais cidades do interior paulista.

“Hoje assinamos com a Federação Paulista de Futebol e vamos fazer agora em maio o 1º Campeonato Estadual de Ligas Municipais. Todas as regiões do estado, 36 ligas de futebol amador. Tenho certeza de que vai ser um sucesso, um trabalho de estimulo ao nosso futebol amador”, afirmou o governador.

Ao todo, 36 seleções regionais, divididas em grupos com seis equipes em cada, disputam o título da competição. A bola começa a rolar a partir do dia 22 de maio e a grande final acontece no dia 2 de outubro. O campeonato terá a cobertura da TV Cultura, que exibirá jogos ao vivo aos domingos.

As ligas locais já estão realizando a seleção dos atletas que formarão as seleções regionais. O espírito do torneio é resgatar a antiga e saudável rivalidade futebolística em todo o interior do Estado, rumo a Copa de 2014.

Todas as seleções participantes do campeonato terão apoio do Governo do Estado para deslocamento, hospedagem e alimentação dos atletas. As equipes também receberão material de jogo e treinamento.

Modelo de Disputa

Na primeira fase, as seleções joguem entre si, dentro do grupo, em turno único. Na segunda fase, os vencedores de cada grupo se enfrentam na seguinte ordem: vencedor do grupo 1 contra vencedor do grupo 6; vencedor do grupo 2 contra vencedor do grupo 5; vencedor do grupo 3 contra vencedor do grupo 4. Os três vencedores fazem um triangular e os dois melhores colocados fazem a final.

Participantes

Participam do 1º Campeonato de Estadual de Seleções de Ligas Municipais das seguintes cidades: Votuporanga, Bauru, Lins, Presidente Prudente, Rio Pardo, Tupã, Laranjal Paulista, Hortolândia, Indaiatuba, Piracicaba, Jaú, Itu, Franca, Serrana, Brodowski, Araraquara, Jaboticabal, Catanduva, Bragança Paulista, Atibaia, Osasco, Carapicuíba, Jundiaí, Itatiba, Itapecerica da Serra, Embu, Santo André, São Bernardo, Diadema, Guarulhos, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Jacareí, Mogi das Cruzes e Suzano.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude