Alckmin lança licitação para construção da ETE São Joaquim da Barra

Estação de Tratamento de Esgoto faz parte do Programa Água Limpa, que atende municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp

sáb, 13/06/2015 - 16h33 | Do Portal do Governo

Foi iniciado, neste sábado, 13, o processo de licitação para construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Joaquim da Barra. A iniciativa faz parte do Programa Água Limpa e será publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

A ETE terá capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos de São Joaquim da Barra, beneficiando mais de 57 mil moradores, população prevista para 2030. A ETE ainda vai permitir a remoção de aproximadamente 86 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no Rio Sapucaí.

“Além dos benefícios para saúde, para o saneamento, meio ambiente, pesca e para o turismo, essa obra vai beneficiar também o emprego, porque, com o esgoto tratado, podem vir mais indústrias, conjuntos habitacionais e muitos outros investimentos importantes para o município”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin.

As obras são de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) com expectativa de início para daqui a 90 dias. Estão incluídos a construção de uma Estação de Tratamento Compacta tipo UASB, que opera com reatores mistos (processo anaeróbio seguido de lodo ativado por aeração prolongada) e biofiltro anaeróbio submerso; 800 metros de emissário de esgoto bruto e 250 metros de emissários de efluentes tratados.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

O programa já beneficiou 94 municípios, com uma população de 1,54 milhões de habitantes. Este conjunto de obras representou um investimento de R$ 172 milhões e permitiu a retirada de 2,7 mil toneladas de carga orgânica lançada “in natura” nos rios

O Governo do Estado está investindo mais R$ 305,6 milhões na implantação de sistemas de tratamento de esgotos pelo Água Limpa em 36 municípios, beneficiando mais 747 mil habitantes. Essas novas ETEs permitirão a remoção de 1,35 mil toneladas de carga orgânica lançada “in natura” nos rios.

Do Portal do Governo do Estado