Alckmin lança Curso de Empreendedorismo do Banco do Povo Paulista

Curso é voltado para microempreendedores urbanos e rurais, formais e informais

seg, 20/06/2011 - 10h11 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h30)

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda, 20, no Palácio dos Bandeirantes, por meio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), o Curso de Empreendedorismo do Banco do Povo Paulista. Em parceria com a Fundação Padre Anchieta, ele será oferecido para clientes do Banco do Povo a fim de oferecer suporte e conhecimentos para a gestão de micronegócios.

“O Banco do Povo Paulista é o maior banco estadual do país, já emprestou R$ 780 milhões de microcrédito, um grande programa de geração de renda para a pessoa montar o seu negócio: 0,7% ao mês é quase juro zero para agricultura, manufatura, serviços, cabeleireiro, manicure, comprar ferramenta, carrinho de lanche, capital de giro para pra venda, enfim, todas as atividades”, declarou o governador. O secretário do Emprego, Davi Zaia, e o diretor-executivo do Banco do Povo, Antônio Mendonça também participaram do lançamento.

Voltado para microempreendedores urbanos e rurais, formais e informais, o curso será oferecido na modalidade à distância por meio de material impresso, vídeo e internet. O aluno poderá, desta maneira, escolher os horários e o ritmo em que pretende estudar. O material de apoio contará com os seguintes módulos: Tocando seu Negócio, Atendimento ao Cliente, Consumidor & Fornecedor, Ações de Marketing, Formalização, Formação de Preços, Vendas & Ganhos e Gestão Financeira.

“Este curso será um grande instrumento para ajudar, gratuitamente, as mais de 35 mil pessoas que solicitam crédito no Banco do Povo anualmente, pois levará para dentro de sua casa, por meio dos livros e dvds, os ensinamentos essenciais para melhorar e ampliar seus negócios”, explicou o Secretário do Emprego, Davi Zaia.

O mesmo conteúdo das apostilas e dos vídeos estará disponível integralmente na internet. O site disponibilizará ainda avaliações do processo de aprendizagem e suporte ao aluno.

Banco do Povo Paulista

Criado em 1998, é o maior programa estadual de microcrédito do País. Executado pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho em parceria com as prefeituras municipais, visa promover a geração de emprego e renda, através da concessão de empréstimos para microempreendedores dos municípios parceiros. 

Atualmente o BPP possui 469 unidades, distribuídas em 453 municípios. Em 2011, já foram inauguradas 6 novas unidades, beneficiando os municípios de Itapura, São José dos Campos, São Bento do Sapucaí, São Luís doParaitinga, Conchas e Óleo:

Há unidades em fase de implantação em 90 municípios, sendo que 30 estão programadas para inauguração até o final de 2011. A meta desta gestão é atingir 100% dos municípios paulista. Para 2011, o BPP tem R$ 120 milhões disponíveis para concessão de novos empréstimos.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho