Alckmin institui programa para reduzir e racionalizar uso de energia

Órgãos da administração pública do Estado devem adotar medidas imediatas para redução de 20% do consumo de energia

qui, 19/04/2001 - 19h11 | Do Portal do Governo

Órgãos da administração pública do Estado
devem adotar medidas imediatas para redução
de 20% do consumo de energia

Para reduzir e promover o uso racional de energia em órgãos e entidades do Governo paulista, o governador Geraldo Alckmin acaba de instituir o Programa Estadual de Redução e Racionalização do Uso de Energia. O decreto será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 20.

As secretarias de Estado, autarquias, fundações e empresas públicas devem tomar medidas imediatas para diminuir em 20% o consumo de energia elétrica em suas instalações, tendo como referência a média mensal do consumo verificado no ano passado.

Alckmin ressalta no decreto que a medida é elemento essencial no esforço de modernização do Estado desenvolvido pela atual gestão, ‘com a redução de despesas que o uso racional de energia produz e a conseqüente aplicação desses recursos para a melhoria dos serviços públicos.’

A coordenação do Programa será feito por um Conselho de Orientação, constituído por representantes das secretarias de Energia, Governo e Gestão Estratégica, Economia e Planejamento, Fazenda, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, além da Comissão de Serviços Públicos de Energia.

Em todas as secretarias de Estado e autarquias deverá ser constituída uma Comissão Interna de Racionalização do Uso de Energia, dentro de um prazo de 15 dias, já com um programa de redução. A comissão deve manter permanente avaliação do consumo e dos resultados das ações empreendidas, propor novas metas e formular recomendações, além de conscientizar todos os servidores sobre a importância do programa. O decreto estipula que a aquisição de equipamento consumidores de energia ‘deverá ser feita de modo que o bem a ser adquirido apresente o melhor desempenho quanto à eficiência energética’. Nos editais para contratações de obras e serviços para reformas, construções ou instalações de novos equipamentos, deve constar a obrigatoriedade do emprego de tecnologia que possibilite a conservação e o uso racional de energia.

As recomendações para economizar

As várias medidas recomendadas pelo Programa – mais de 60 – abrangem desde sistemas de iluminação, ar- condicionado e ventilação até funcionamento de elevadores. No setor de iluminação, estas são algumas medidas que deverão ser feitas e que não implicam necessidade de investimentos: desligar as luzes das salas não ocupadas; durante a limpeza de áreas grandes, acender apenas as luzes necessárias; nas salas e locais onde existem interruptores para comando de iluminação, instruir os usuários para desligarem as luzes ao saírem; eliminar, quando possível, a iluminação de áreas externas; estudar a reposição das lâmpadas por outras de menor potência que produzam a mesma intensidade de iluminação; usar a luz natural das janelas sempre que possível.

Entre as medidas que requerem investimentos, podem ser destacadas as seguintes: substituir luminárias antiquadas ou quebradas por luminárias modernas de fácil limpeza e que utilizem lâmpadas com características de boa eficiência luminosa; refazer os circuitos de interruptores, permitindo o desligando parcial das lâmpadas em desuso ou desnecessárias; instalar temporizadores para desligar automaticamente lâmpadas incandescentes de áreas utilizadas apenas para passagem.

No setor de elevadores, nenhuma das medidas recomendas exigem investimentos. Alguns exemplos: se houver vários elevadores no prédio, identificar os horários de menor movimento, quando deverá haver redução do número de unidades em funcionamento; instruir os servidores para evitar o uso de elevadores para deslocamento entre andares próximos.

Quanto aos sistemas de ar-condicionado e ventilação, estas são algumas das medidas que podem ser aplicadas sem necessidade de investimentos: manter limpa a torre de refrigeração para minimizar as quedas de pressão de ar e água; não deixar as áreas com ar-condicionado expostas diretamente ao sol, colocando cortinas ou persianas nas janelas; manter os trocadores de calor limpos para permitir melhor refrigeração; ligar os aparelhos individuais de ar-condicionado somente quando necessário; quando os sistemas de ar condicionado estiverem ligados, verificar se todas as janelas e portas externas estão fechadas: caso contrário, estará ocorrendo desperdício de energia; desligar ou remover as unidades de aquecimento e refrigeração de vestíbulos, salas de espera e corredores.